Sandy e Junior nos bastidores do último show da turnê 'Nossa História', em 2019, no Rio (Foto: Manuela Scarpa / Brazil News)

O gestor das obras fonográficas de Sandy e Junior Lima entrou hoje com uma notificação contra a Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) por um registro de um fonograma que indicava os cantores como intérpretes em 6 de agosto de 2022.

De acordo com a assessoria de imprensa da cantora, nenhum fonograma foi registrado por seu escritório sob o título “Pra Ter o Seu Amor”. O registro foi descoberto por fãs da dupla que passaram a especular uma nova parceria entre os irmãos. Caso a música fosse lançada, seria a primeira inédita da dupla em 16 anos.

O registro teria sido feito no sistema do Ecad sem o conhecimento de Sandy, Junior ou os gestores de suas carreiras. Na notificação, os irmãos pedem a retirada imediata de tal registro.

O Ecad alegou que o cadastro é de responsabilidade das associações de música, no caso de Sandy, a Abramus (também notificada).

“O Ecad não responde pelo registro de obras musicais, pois não é o responsável por qualquer tipo de cadastro, que é uma responsabilidade das sete associações de música que administram o Ecad e formam a gestão coletiva no Brasil.”

A instituição ainda alegou que qualquer um dos titulares da música pode fazer o cadastro. “Os compositores, músicos, intérpretes, editores e produtores fonográficos se filiam às associações e registram junto a elas suas músicas, que passam a fazer parte do banco de dados da gestão coletiva, que é administrado pelo Ecad. Qualquer um dos titulares da música pode fazer esse cadastro na sua associação.”

Após a publicação do caso, a assessoria de Sandy também emitiu uma nota oficial sobre o caso. Leia na íntegra:

“Referente à matéria publicada hoje, a assessoria de imprensa da cantora Sandy reitera que nenhum fonograma foi registrado por seu escritório sob o título “Pra Ter o Seu Amor”, tampouco qualquer música inédita em parceria com seu irmão, Junior Lima. O gestor responsável por todos os registros de obras fonográficas tanto de Sandy quanto de Junior Lima já notificou a Abramus (órgão responsável pelos registros de ambos os artistas ao Ecad), bem como o próprio Ecad, pedindo a imediata retirada de tal registro, bem como apuração sobre o ocorrido.”

Com informações do Uol