A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), publicou a lista preliminar dos cem projetos que serão contemplados pelo edital “Manaus Faz Cultura 2023”, dentre os 724 proponentes inscritos este ano para realização de oficinas culturais na capital e entorno.
O resultado é em caráter preliminar, porque ainda vai haver o prazo para recursos de 6 a 12/7, e análise dos mesmos de 13 a 19/7, para posteriormente ser publicado o resultado final no dia 20/7. Confira o resultado no link: concultura.manaus.am.gov.br/programa-manaus-faz-cultura.
Neste ano, o edital “Manaus Faz Cultura” ampliou para cem o número de projetos que serão contemplados com patrocínio de R$ 20 mil reais cada, totalizando R$ 2 milhões. O formato dos projetos deve ser de oficinas, cursos e seminários, que abordem os fazeres artísticos e culturais.
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o edital tem como principal objetivo levar a cultura para as periferias, por meio de oficinas e, por conseguinte, formar novos artistas e apreciadores da arte.
“A arte, a cultura, assim como a educação e o esporte são capazes de mudar a realidade de uma pessoa da comunidade. Então, estamos aproximando a gestão das comunidades, estamos entrando com intervenção cultural nas periferias. É impossível alguém ser tocado pela arte e não ter mudança de vida. Mais do que entretenimento e conhecimento, estamos levando esperança, novos horizontes, como determina o prefeito David Almeida”, disse.
O presidente do Concultura, Tenório Telles, informa que dando continuidade ao trabalho de fomento aos fazedores de cultura, a Prefeitura de Manaus apresenta o resultado preliminar dos projetos que comporão o programa de oficinas Manaus Faz Cultura 2023.
