IMAGEM: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em apoio ao Instituto Ganga Zumba e Movimento Negro e Afro-Religioso, realiza, neste sábado, 27/5, a partir das 16h, o “Circuito Mojubá Afro-Amazônico”, programação que reunirá gastronomia, artesanato, feira de livros e rodas de conversas. O evento gratuito será realizado no estacionamento do Museu da Cidade de Manaus (Muma), na avenida 7 de Setembro, centro histórico.

A celebração tem o objetivo de fomentar políticas públicas culturais para povos e comunidades tradicionais e movimento negro e, também, combater os vários tipos de racismo e intolerância religiosa.

O evento é alusivo à data 24 de maio, uma das mais importantes para o Amazonas, porque, neste dia, em 1884, os escravos negros foram libertados no município, dois meses antes da abolição da escravidão no Amazonas e quatro anos antes da princesa Isabel assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Manaus, no entanto, foi a segunda cidade brasileira a abolir a escravidão.

Programação

16h – Abertura: Hino Nacional e Coral Afro
16h20 – Roda de conversa: Liberdade, Liberdade
17h20 – Maracatu
17h40 – Acervo e biografias da Amazônia
18h – Apresentação de capoeira Instituto Afro Cultural
18h20 – Homenagens e atendimento à imprensa
19h – Tambor de Crioula
19h – Escola de Samba É o Amor
20h – Mara Lima
21h10 – Papo de Preto, Gabriel Lima, Alaíde Negão
22h20 – Couro Velho
23h10 – Encerramento