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Marqueteiros dos presidenciáveis enfrentam embates e dificuldades no tom das campanhas

Marqueteiros dos presidenciáveis enfrentam embates e dificuldades no tom das campanhas

Aposta das campanhas para melhorar cenário é no início da propaganda em rádio e TV, em 26 de agosto

A pouco mais de dois meses das eleições, as equipes de marketing dos principais candidatos à Presidência da República enfrentam embates internos e dificuldades para encontrar o tom das campanhas.

Com pouca mudança significativa nas pesquisas de intenção de voto até agora, a aposta é no início da propaganda eleitoral em rádio e TV, a partir de 26 de agosto.

Líder nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou de marqueteiro em abril após uma crise interna na comunicação da pré-campanha. No lugar de Augusto Fonseca, que era uma indicação do ex-ministro Franklin Martins, assumiu Sidônio Palmeira, marqueteiro dos governadores petistas da Bahia Jaques Wagner e Rui Costa.

A Leiaute Propaganda, da qual Sidônio é sócio, apresentou um orçamento de R$ 44,5 milhões para o primeiro e o segundo turno das eleições. Márcio Macedo, que será o tesoureiro da campanha do ex-presidente, afirmou que os valores finais ainda estavam sendo acertados. A expectativa de petistas é a de que o marketing da campanha explore os problemas da economia do país e reforce a paternidade de Lula na área social, alvo de um pacote eleitoral de última hora lançado por Jair Bolsonaro (PL).

Na campanha do atual mandatário, a comunicação continua sendo um dos principais desafios.
Enquanto em campanhas tradicionais o marqueteiro é próximo ao candidato, na de Bolsonaro isso ainda não ocorre. A relação entre ele e Duda Lima —profissional levado pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto— ainda se dá principalmente por meio de interlocutores.

A chegada do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten ao time da reeleição de Bolsonaro trouxe a integrantes esperança de melhorar a relação. O mandatário resiste em admitir, oficialmente, a contratação de um marqueteiro. Apresentado ao chefe do Executivo por Valdemar, Lima trabalha na pré-campanha desde fevereiro. Discreto, ele tem apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), coordenador da campanha do pai.

Lima assume o papel que, em 2018, não existia na campanha de Bolsonaro. Ele enfrenta má vontade e fogo amigo, em especial da ala mais radical próxima ao presidente.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) segue responsável pelas redes sociais do pai. Expressou, contudo, descontentamento com a roupagem tradicional da campanha de reeleição. Antes internas, as divergências na comunicação se tornaram públicas no começo de junho. “Vou continuar fazendo o meu aqui e dane-se esse papo de profissionais do marketing…. Meu Deus!”, disse Carlos em uma rede social, com emojis de risada.

Ele reagia a publicação sobre o slogan “Sem pandemia, sem corrupção e com Deus no coração, seremos uma grande nação”, que seria usado por Bolsonaro na inserção do PL na TV. A análise do filho do presidente vai na contramão do que afirmam outros aliados de Bolsonaro. Para eles, esta campanha será diferente da de quatro anos atrás, e formas mais tradicionais de comunicação eleitoral e política, como a propaganda no rádio e na TV, terão peso grande.

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, o pedetista Ciro Gomes contratou, em abril do ano passado, o marqueteiro João Santana, uma das referências da área no país e responsável pelas campanhas de Lula em 2006 e de Dilma Rousseff em 2010 e em 2014.

Santana foi investigado pela Operação Lava Jato e condenado a 7 anos e 6 meses de prisão por lavagem de dinheiro em 2017. Ele cumpriu pena durante 1 ano e 6 meses em reclusão no regime fechado diferenciado após fechar um acordo de delação premiada.

Inicialmente, a empresa do publicitário, a Santana & Associados Marketing e Propaganda Ltda., recebia R$ 250 mil mensais para cuidar da comunicação e das redes sociais de Ciro. Com o início da propaganda partidária, o valor foi reajustado para R$ 315 mil e passou a contemplar a propaganda das mulheres na TV. Deve sofrer novo aumento com o início oficial da campanha.

Em outubro do ano passado, quando a campanha “Prefiro Ciro” foi lançada, o pedetista tinha 9% das intenções de voto no Datafolha. Na pesquisa mais recente do instituto, em junho deste ano, aparecia com 8%.

No lançamento de sua pré-candidatura, em janeiro, Ciro ainda tentou explorar no slogan “A rebeldia da esperança” uma das características atribuídas por detratores, o destempero. Recentemente, decidiu mudar a estratégia e se apresentar como uma alternativa para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. Na confirmação de sua candidatura, igualou os dois líderes nas pesquisas em ataques.

A campanha de marketing da pré-candidata Simone Tebet (MDB) vem sofrendo com fogo amigo e críticas nos bastidores. O marqueteiro —que prefere ser chamado de estrategista— é Felipe Soutello, que tem um histórico dentro do PSDB. Parlamentares emedebistas e militantes do movimento de base reclamam nos bastidores que Tebet tem sido descaracterizada nas peças publicitárias, em particular nas inserções em rádio e televisão.

Em pesquisa Datafolha divulgada em maio, a senadora tinha 2% das intenções de voto. A campanha sempre argumentou que um dos motivos do baixo índice era o desconhecimento de Tebet. Após as inserções de rádio e televisão do MDB protagonizadas pela senadora, o percentual caiu para 1%.

Críticos argumentam que Tebet se tornou a face do novo MDB por ser uma mulher independente e forte, que presidiu a CCJ, principal comissão do Senado, foi a primeira senadora a disputar a presidência da Casa e enfrentou bolsonaristas na CPI da Covid. No entanto, as peças preparadas por Soutello e sua equipe estariam tentando mostrar Tebet como uma mulher mais zelosa e cuidadosa, explorando aspectos ligados à família.

Em nota, o presidente do MDB e coordenador da campanha, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), avalia como “positivo e promissor o trabalho executado até então pela equipe de marketing, que é experiente, foi vencedora de eleições importantes recentemente e, portanto, tem a nossa confiança”. Nos bastidores, emedebistas e a equipe de Soutello atribuem parte das críticas à movimentação para emplacar outros marqueteiros, como Elsinho Mouco, ligado a Michel Temer, ou Nizan Guanaes.

A equipe do deputado federal André Janones (Avante-MG), tecnicamente empatado com Tebet, contratou em junho o marqueteiro Ioni Abelson, que trabalhou na vitoriosa campanha do chileno Gabriel Boric. Ao custo de US$ 35 mil mensais, o argentino pretende explorar a imagem de candidato digital do mineiro.

A campanha do pré-candidato Pablo Marçal (Pros) diz não ter marqueteiros.

Vera Lúcia, pré-candidata do PSTU, também não terá marqueteiro. A comunicação da campanha é coordenada por jornalistas militantes do partido. A aposta principal também é nas redes sociais.

A Folha ouviu para esta reportagem as campanhas dos pré-candidatos que pontuaram na mais recente pesquisa do Datafolha.

Os marqueteiros das eleições de 2022

Lula (PT)
Sidônio Palmeira

Coordenou a publicidade de campanhas do PT na Bahia (dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa) e participou da campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018
Valor – Não divulgado

Jair Bolsonaro (PL)
Duda Lima

Trabalha há mais de uma década com Valdemar Costa Neto, presidente do PL; busca espaço em uma área que sofre grande influência de um dos filhos de Bolsonaro, o vereador Carlos
Valor – Não divulgado

Ciro Gomes (PDT)
João Santana

Foi o marqueteiro das vitórias de Lula em 2006 e de Dilma em 2010 e 2014. No escândalo da Lava Jato, foi preso, virou delator e rompeu com o PT
Valor – R$ 315 mil ao mês na pré-campanha

André Janones (Avante)
Ioni Abelson

Argentino, integrou a equipe de estratégia da campanha do atual presidente do Chile, Gabriel Boric
Valor – US$ 35 mil ao mês

Simone Tebet (MDB)
Felipe Soutello

Ex-integrante da juventude do PSDB, foi o marqueteiro da campanha de Bruno Covas à Prefeitura de São Paulo, em 2020
Valor – R$ 2,5 milhões

Pablo Marçal (Pros)
Não tem

Vera Lúcia (PSTU)
Não tem

Com informações da Folha de S.Paulo

Prefeitura abre consulta pública on-line da minuta do edital de cultura ‘Thiago de Mello’

Foto – Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

A Prefeitura de Manaus abriu, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), uma consulta pública on-line da minuta do edital de cultura “Concurso Prêmio Manaus 2022 – Thiago de Mello”, desde a última sexta-feira (22). A minuta e os formulários de inscrição do edital estão disponíveis na aba “formulários” do site manauscult.manaus.am.gov.br.

Os interessados deverão encaminhar as suas contribuições, propostas e manifestações para modificações do edital até o próximo sábado (30), ao e-mail [email protected].

Os objetivos da consulta pública são apresentar e debater melhorias para os editais de fomento à cultura, potencializar as atividades culturais e ampliar as políticas públicas para novas expressões artístico-culturais. O novo edital de cultura é dividido para artistas e profissionais da cultura e para novos talentos, e pretende premiar projetos voltados aos segmentos das artes e cultura.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o edital pretende fomentar as atividades artístico-culturais em Manaus, por meio do estímulo à produção, formação e difusão cultural.

“O corpo técnico da Diretoria de Cultura da Manauscult estará analisando todas as sugestões e propostas, dentro das possibilidades legais e de interesse público. Serão atendidas para melhoria do edital e posteriormente o lançamento oficial pelo prefeito David Almeida. Estamos sempre buscando ouvir as demandas da classe artística da cidade, então, não deixe de participar e contribuir com o aperfeiçoamento das políticas públicas culturais”, disse.

No Edital Thiago de Mello, artistas e profissionais da cultura têm dotação orçamentária de R$ 1,6 milhão e premiação de até 55 projetos culturais, nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música. Poderão participar desse edital pessoas físicas ou jurídicas, com trajetória documentada e que já tenham realizado, no mínimo, duas produções na área da cultura e que estejam comprovadas em portfólio.

Já o Edital Thiago de Mello – Novos Talentos tem dotação orçamentária de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) e irá premiar até 88 projetos culturais de novos talentos da cultura, nos nove segmentos artísticos: artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro e música.

Poderão participar deste edital, artistas e profissionais da cultura, pessoa física ou jurídica, cujo desenvolvimento de sua trajetória seja emergente e que já tenham realizado, no mínimo, uma produção na área da cultura.

Os projetos deverão ser realizados no município de Manaus, incluindo aqueles que visam à promoção de formação dos artistas e produtores culturais manauenses. E todas as atividades decorrentes da realização dos projetos contemplados no edital deverão ser oferecidas gratuitamente à população.

Homenagem

O novo edital de apoio à classe artística leva o nome do poeta amazonense Amadeu Thiago de Mello. Nascido em Barreirinha, o artista conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”, entre outros.

Além de escritor, exerceu o jornalismo e serviu no Itamaraty como adido cultural no Chile, onde cultivou uma grande amizade com Pablo Neruda e Salvador Allende.

O Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no centro histórico, possui uma exposição permanente em homenagem ao poeta. Amadeu Thiago de Mello faleceu no dia 14 de janeiro de 2022, aos 95 anos, de causas naturais.

Com informações da Manauscult

Roberto Cidade lança pré-candidatura e presta contas do mandato no Purus e no Madeira

Roberto Cidade (UB) fez o lançamento de sua pré-campanha prestou contas de suas atividades parlamentares na Aleam

Pré-candidato à reeleição, o deputado estadual Roberto Cidade (UB) fez o lançamento de sua pré-campanha em municípios das regiões dos rios Purus e Madeira, onde fez ainda a prestação de contas de suas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A agenda de visitas começou na quinta-feira (21), nos municípios de Boca do Acre, Pauini e Lábrea e na sexta (22) em Nova Olinda, Apuí e Manicoré. O pré-candidato encerrou ontem (23) a programação desta semana em Novo Aripuanã.

Boca do Acre, a 1.027 km da capital, foi a primeira parada. No local, Cidade foi recebido pelas vereadoras Taísa do Evandro Chagas e Isabelle Oriá, além de outros apoiadores que organizaram uma recepção calorosa ao presidente da Assembleia Legislativa. Em reunião com a comunidade, Cidade reforçou a necessidade de se trabalhar para gerar oportunidades de trabalho e renda para a população. “Nosso estado tem um povo que merece ter oportunidade de crescer. Em todos os lugares, as pessoas estão buscando essas oportunidades. Por isso tenho buscado fazer a politica do bem, a política correta, com responsabilidade, a política que realmente ajuda as pessoas a terem concretizado o seu ideal”, falou.

Ainda no Purus, Roberto Cidade desembarcou em Pauini, recepcionado por Israel Amorim, liderança local, com quem percorreu as ruas da cidade, cumprimentou a população e ouviu as demandas mais importantes desse município, localizado a 924km da capital. “Viemos aqui prestar contas do nosso mandato e lançar nossa pré-candidatura. Só tenho a agradecer a esse povo caloroso por essa grande recepção”, afirmou.

Lábrea, a 701km de Manaus, foi o terceiro município da calha do Purus a ser visitado por Roberto Cidade. No local, acompanhado do vereador Everton Maia, o deputado participou de duas reuniões, onde pôde apresentar um balanço de sua atuação nestes três anos e meio na Assembleia Legislativa. “É importante conversar, escutar as demandas, falar sobre o que já foi feito. É dessa forma que faço política, olhando as pessoas nos olhos, dialogando, fazendo a política do bem”, falou.

Calha do Madeira

Quatro municípios da calha do Madeira estiveram no radar do deputado Roberto Cidade nos últimos dois dias. O primeiro foi Nova Olinda do Norte onde, ao lado do prefeito Adenilson Reis, o parlamentar visitou o Centro de Convivência do Idoso Antônia Lima Reis, que atende hoje a população da terceira idade do município com diversas atividades ocupacionais.

Em Apuí, além de receber o Título Benemérito de Cidadão Apuiense, o presidente da Aleam inspecionou as obras de recapeamento de 17km de vias, bem como da revitalização da Arena de Montaria Manoel Mendes

Já em Manicoré, Roberto Cidade realizou uma reunião de pré-campanha para cerca de 500 pessoas. De forte identificação com a região do Madeira, o deputado falou sobre a importância do município para o Estado e reforçou o compromisso com as demandas locais.

“Meu avô, meu pai, meus tios nasceram em Manicoré. Eu cresci subindo e descendo o rio Madeira e não poderia deixar de vir aqui reforçar o meu compromisso e fazer a prestação de contas para a população que confiou no meu trabalho na Assembleia Legislativa. Muito foi feito, mas é certo que muito mais ainda precisa ser realizado para que Manicoré e os demais municípios da região do Madeira avancem, para que a população tenha mais qualidade de vida e os meios adequados para se desenvolverem. Esses são compromissos do nosso mandato”, afirmou.

Na manhã de ontem (23), Cidade esteve no município de Novo Aripuanã, onde encerrou a agenda de pré-campanha desta semana. “Estamos aproveitando o recesso parlamentar na Aleam para fazer a prestação de contas do nosso mandato e também para fazer o pré-lançamento do nosso novo mandato. Confio no trabalho que temos realizado e tenho certeza de que muito mais posso contribuir para um Amazonas melhor. Sou um ‘caboco’ que gosta de trabalhar, que faz a política do bem e que está disposto a construir um Estado melhor para todos nós”, finalizou.

Com informações da assessoria

Delegado Péricles está no Rio de Janeiro para apoiar candidatura de Bolsonaro à reeleição

Péricles é vice-presidente do PL no Amazonas e segue como um dos parlamentares no país que se mantém fiel a Bolsonaro

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) está no Rio de Janeiro para representar o Partido Liberal (PL) no Amazonas na Convenção Nacional da sigla que oficializará a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. O evento será realizado no Maracanãzinho, amanhã (24).

Péricles é vice-presidente do PL no estado e segue como um dos parlamentares no país que se mantém fiel ao chefe do executivo federal desde sua eleição, em 2018.

“São quatro anos de luta intensa contra a corrupção, a favor dos valores, da família, do amor à Pátria. Não tem sido fácil, mas nosso presidente segue firme e eu acredito sim que irá no voto popular garantir continuidade à esse projeto. E eu, como sempre estive, estarei aqui presente neste momento histórico de oficialização da candidatura dele”, afirmou o parlamentar.

Péricles está no primeiro mandato e também tentará reeleição, mas para deputado estadual.

Com informações da assessoria

Após instabilidade, bancos retomam transferências por Pix

IMAGEM: Reprodução

Após passar por instabilidades na sexta-feira (22), transferências via Pix voltaram a funcionar. Nas redes sociais, clientes dos bancos Bradesco, Itaú, Nubank, Santander e Banco do Brasil relataram problemas.

A resolução do problema foi comunicada pelas próprias empresas nas redes sociais. Em resposta a um usuário que relatou instabilidade, o Nubank informou que as operações estão sendo retomadas de forma gradual.

“Na tarde de hoje (22), detectamos uma oscilação nas transferências Pix, mas, não se preocupe. A oscilação já foi resolvida e as operações estão sendo retomadas de forma gradual”, informou a empresa.

“Estamos com intermitência no Pix, o nosso time responsável já está atuando o mais rápido possível na regularização. Pedimos que tente acessar novamente mais tarde”, publicou o Itaú, em resposta a questionamentos de usuários sobre o serviço.

Nos comunicados, as empresas recomendaram que clientes mantenham os aplicativos do banco sempre atualizados para evitar instabilidades nos serviços.

Lançado em outubro de 2020 pelo Banco Central, o Pix caiu nas graças dos brasileiros por ser uma forma mais simples de enviar valores do que as opções DOC e TED, além de não ter limitações de horário e nem taxas.

*Com Metrópólis

Eduardo participa de convenção do PCdoB em apoio à candidatura de Vanessa Grazziotin

O ato político marcou o lançamento da pré-candidatura de Vanessa Grazziotin a deputada federal

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) participou hoje (23), do lançamento da pré-candidatura da ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) a deputada federal nas eleições deste ano, pela federação que reúne PT, PCdoB, PV, PSOL, e MDB.

Essa foi a primeira aparição pública do senador em uma convenção partidária de lançamento de candidatura da chamada “ala de oposição” de apoio a pré-candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República e contrária ao governo Jair Bolsonaro (União Brasil), que concorre a reeleição.

Na última semana o senador do MDB fechou aliança com Lula em encontrou na zona Sul de São Paulo, que contou com a participação de representantes do partido de outros 10 estados. Braga vai fazer palanque para Lula no Amazonas e vai concorrer ao seu terceiro mandato de governador do estado.

O MDB deve homologar a pré-candidatura do senador Eduardo até o dia 5 de agosto, último dia para a realização de convenções partidárias. O horário e o local deverá ser divulgados até o início da próxima semana, pois há a expectativa da participação do ex-presidente em um grande ato de lançamento do nome de Braga.

Com auditório lotado de correligionários do PCdoB e partidos aliados, Braga destacou a parceria com Lula, que garantiram benefícios sociais e econômicos para o Amazonas, como a prorrogação da Zona França de Manaus por 50 anos, gasoduto Coari/Manaus, ponte sobre o rio Negro e o Prosamim, um dos maiores projetos sociais e habitacionais do Estado.

*Com assessoria

 

Vídeo: Ministro bebe ‘água sagrada’ e acaba internado com infecção

A autoridade decidiu tomar a água do Kali Bein, que está poluído, mas é considerado sagrado pelos hindus. (Foto: Reprodução)

Um político indiano que acreditava estar bebendo “água benta sagrada” de um rio poluído acabou no hospital com uma infecção estomacal três dias depois.

O ministro-chefe do Punjab, Bhagwant Mann, foi internado no hospital em Delhi na quarta-feira (20/7).

Ele havia bebido, no domingo (17/7), a água do rio Kali Bein, na celebração do 22º aniversário da sua “limpeza”. A cerimônia ocorreu na região de Sultanpur Lodhi, de acordo com o “New Indian Express”.

Durante a visita, Mann anunciou o lançamento de uma nova campanha estadual para limpar os rios e o sistema de esgoto do estado. Mas ele decidiu se antecipar e tomar a água do Kali Bein, que está bastante poluído, mas as suas águas são consideradas sagradas pelos hindus.

Mann foi mantido sob observação por uma equipe de especialistas médicos por dois dias antes de receber alta.

Com grande explosão populacional, a Índia enfrenta poluição em vários rios importantes do país, especialmente o Ganges, que ainda recebe as cinzas de mortos.

*Com Agência O Globo

 

O recado de Lula sobre a briga do PT com o PSB no Rio

André Ceciliano, Lula e Marcelo Freixo participam de ato público no Rio de Janeiro . (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O Radar vem noticiando nas últimas semanas a crise aberta entre PT e PSB no Rio de Janeiro em torno da escolha sobre quem disputará a cadeira ao Senado na chapa que terá Marcelo Freixo (PSB) como candidato a governador.

O PSB quer que Alessandro Molon seja o concorrente, uma vez que é o nome do campo da centro-esquerda mais bem posicionado nas pesquisas eleitorais até agora. O PT, por sua vez, quer que André Ceciliano dispute a vaga e cobra dos socialistas o cumprimento dos termos de um acordo que viabilizou o apoio de Lula a Freixo.

Na quarta-feira, a convenção estadual do PSB no Rio oficializou as candidaturas tanto de Freixo quanto de Molon, o que abriu uma guerra pública entre as duas legendas, com o PT do Rio ameaçando romper com os aliados regionais. O que se diz nos bastidores é que as executivas nacionais dos partidos serão as juízas do impasse.

Ao que tudo indica, o PT não parece disposto a ceder. Lula se pronunciou sobre a disputa e defendeu a candidatura de Ceciliano em vídeo divulgado nesta sexta. O ex-presidente disse que seu colega de partido é a única opção ao Senado pelo Rio.

“Eu estou dizendo para vocês porque vocês já sabem que o Freixo é governador, que nós temos muitos deputados, mas é importante eleger senador. E nós só temos um. O senador que nós temos no Rio de Janeiro é André Ceciliano, atual presidente da Assembleia Legislativa, um companheiro que fez um verdadeiro milagre como presidente da assembleia, unificando a assembleia, ajudando todos os prefeitos do Rio de Janeiro, ajudando as universidades e fazendo aquilo que o Estado deveria fazer e não fez. Então, a gente não pode ter dúvida de que a gente precisa escolher para senador da República André Ceciliano, companheiro do Partido dos Trabalhadores”, disse.

*Com Coluna Radar

Carla Zambelli processa TV Globo e jornalistas da emissora

(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) processou a TV Globo e os jornalistas Octavio Guedes, Andréia Sadi, Natuza Nery, Marcelo Lins e Daniel Rocha. A informação foi revelada pelo portal Notícias da TV.

Zambelli teria ficado incomodada com uma entrevista feita pelos jornalistas durante o programa Estúdio i, da GloboNews, com o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. Durante a participação, Saraiva afirma que a deputada apoia atividades ilegais na região da Amazônia e classificou Zambelli como “bandida” e “marginal”.

O delegado também alvo da ação, segundo o Notícias da TV. A deputada pede indenização de danos morais de R$ 100 mil a Alexandre Saraiva, para os apresentadores e para os comentaristas. A reclamação de Carla Zambelli sobre os jornalistas da Globo é de que eles não a teriam defendido e deram espaço para as ofensas de Saraiva. Por isso, argumenta, deveriam ser punidos.

Zambelli teria ficado incomodada com uma entrevista feita pelos jornalistas durante o programa Estúdio i, da GloboNews, com o delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva. Durante a participação, Saraiva afirma que a deputada apoia atividades ilegais na região da Amazônia e classificou Zambelli como “bandida” e “marginal”.

O delegado também alvo da ação, segundo o Notícias da TV. A deputada pede indenização de danos morais de R$ 100 mil a Alexandre Saraiva, para os apresentadores e para os comentaristas. A reclamação de Carla Zambelli sobre os jornalistas da Globo é de que eles não a teriam defendido e deram espaço para as ofensas de Saraiva. Por isso, argumenta, deveriam ser punidos.

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O processo corre no 2º Juizado Especial Cível de Brasília, mas não há previsão para que o caso seja apreciado pela Justiça.

A entrevista de Saraiva no Estúdio i aconteceu em 14 de junho, dias após o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Na ocasião, o delegado citou parlamentares que, segundo ele, apoiam práticas ilegais na Amazônia, como o garimpo.

Segundo o Notícias da TV, a Globo não comenta casos judiciais e não se pronunciou.

*Com Yahoo!

 

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, com cinco mortes, disse o diretor-geral da OMS; segundo ele, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão. (Imagem: Reprodução)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou neste sábado (23) a varíola dos macacos como emergência de saúde global.

Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, com cinco mortes, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até o último dia 21, 592 casos confirmados da doença. O país está no ranking dos 10 países com maior número de casos.

Após o anúncio da OMS, o Ministério da Saúde informou que monitora avanço da varíola dos macacos e articula com a OMS possível aquisição de vacinas.

“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde ele é alto.

Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.

Apesar da falta de consenso entre os membros do comitê de emergência da OMS, Tedros tomou a decisão de emitir a declaração – foi a primeira vez que o chefe da agência de saúde da ONU deu tal passo.

Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto continuou a crescer, e agora há mais de 16 mil casos relatados de 75 países e territórios, além de cinco mortes, disse o diretor-geral em seu discurso.

A decisão deste sábado pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.

Segundo o diretor-geral da OMS, somente metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos tem acesso garantido às vacinas.

Já o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, diz que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.

Fatores levados em conta

Tedros anunciou ainda que foi obrigado a considerar cinco fatores para tomar a decisão, levando em conta o Regulamento Sanitário Internacional:

  • as informações fornecidas pelos países – neste caso, o vírus se espalhou mais rapidamente que o previsto em alguns deles;
  • os três critérios para declarar uma emergência de saúde pública de interesse internacional, que foram atendidos;
  • o parecer do Comitê de Emergência, que não chegou a um consenso;
    princípios científicos, evidências e outras informações relevantes – que atualmente são insuficientes e deixam muitas incógnitas;
  • o risco para a saúde humana, disseminação internacional e o potencial de interferência no tráfego internacional

Em suma, segundo Tedros, há um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entende-se muito pouco e que atendem aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional.

‘Estratégias certas nos grupos certos’

“Embora eu esteja declarando uma emergência de saúde pública de interesse internacional, no momento este é um surto que se concentra entre homens que fazem sexo com homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros sexuais. Isso significa que este é um surto que pode ser interrompido com as estratégias certas nos grupos certos”, disse Tedros.

O diretor-geral da OMS apontou a importância que todos os países trabalhem em estreita colaboração com as comunidades de homens que fazem sexo com homens para projetar e fornecer informações e serviços eficazes e adotar medidas que protejam a saúde, os direitos humanos e a dignidade das comunidades afetadas.

“Estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus. Além de nossas recomendações aos países, também peço às organizações da sociedade civil, incluindo aquelas com experiência no trabalho com pessoas vivendo com HIV, que trabalhem conosco no combate ao estigma e à discriminação”.

O diretor-geral da OMS fez ainda um conjunto de recomendações:

  • implementar uma resposta coordenada para interromper a transmissão e proteger grupos vulneráveis;
  • engajar e proteger as comunidades afetadas;
  • intensificar as medidas de vigilância e saúde pública;
  • fortalecer a gestão clínica e a prevenção e controle de infecções em hospitais e clínicas;
  • acelerar a pesquisa sobre o uso de vacinas, terapêuticas e outras ferramentas;
  • atenção às viagens internacionais.
  • febre
  • dor de cabeça
  • dores musculares
  • dor nas costas
  • gânglios (linfonodos) inchados
  • calafrios
  • exaustão
  • Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças”, disse a agência.

Nota do Ministério da Saúde

O controle da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, é prioridade para o Ministério da Saúde, que realiza o constante monitoramento e analisa diuturnamente a situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil. Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença.

Antes mesmo da ocorrência de casos suspeitos ou confirmados da varíola dos macacos no país, o ministério instalou uma Sala de Situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de estabelecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população.

Sob a coordenação do Ministério da Saúde, a atuação contou também com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). A partir do dia 11 de julho, com fluxos de notificação, diagnóstico, assistência e medidas de contenção e controle instituídos, o trabalho realizado pela Sala foi incorporado às atividades da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, o que inclui o monitoramento de casos, a análise do perfil epidemiológico das notificações, a orientação das ações de vigilância, bem como a divulgação diária da situação dos casos no país.

Essas atividades ainda são realizadas rotineiramente pela área técnica responsável.

A pasta informa que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos, sendo atualmente realizados em quatro laboratórios de referência no país. Além disso, o Brasil capacitou países das Américas para a realização de diagnóstico laboratorial. O Ministério da Saúde também tem articulado com a OMS as tratativas para aquisição da vacina varíola dos macacos, de forma que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possa definir a estratégia de imunização para o Brasil.

*Com G1

 

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