Planejar com tempo é a chave para o sucesso da viagem incrível com destino a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O principal atrativo da cidade, localizada às margens do rio Amazonas, é o Festival Folclórico de Parintins, que reúne cerca de 100 mil turistas na ilha da magia, para assistir a disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Bumbódromo. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) dá as dicas para se planejar.
A festa acontece sempre no último fim de semana de junho – na sexta, sábado e domingo. Em 2024, vai acontecer de 28 a 30 de junho.
Para chegar ao município o trajeto é feito de barco ou avião. Há voos regulares que saem de Manaus, com duração de cerca de uma hora. E, durante o Festival, a quantidade de voos entre as cidades aumenta consideravelmente. A companhia aérea Azul realiza os voos, atualmente, além de aeronaves fretadas por agências de viagens.
De barco o trajeto é um show à parte, podendo durar de oito a até 24 horas, dependendo do tipo de embarcação. É no barco que o clima para Parintins começa, com a animação e as músicas que entoam toda a viagem.
A grande vantagem da viagem de barco, além da experiência única, é que eles funcionam também como hotéis, pois ficam ancorados na cidade durante o Festival. Há opções de barcos-hotéis que fazem o trajeto no período da festa.
Tradicionalmente, os pacotes começam a ser comercializados seis meses antes da data da festa. A sugestão é que contratem os serviços das agências de viagens com antecedência
Como a cidade é uma ilha, há limitações de quartos na época do Festival e com planejamento é possível conseguir preços mais convidativos. Para saber mais sobre opções de hospedagens, a recomendação é consultar hospedagens credenciadas junto à Amazonastur, por meio do chatbot da Amazonas To Go por meio do link https://qrfacil.me/Qqdds6kr.
Amazonas to Go
O “Amazonas to go”, ferramenta da Amazonastur, oferece informações rápidas, fáceis e seguras sobre locais para comer, se hospedar e contatos de guias credenciados, tudo ao alcance da palma da mão através do aplicativo de mensagens WhatsApp.
No menu, as opções: Conheça a cidade, comunidades indígenas, onde ficar, onde comer, serviços, agências de turismo, casas de espetáculo e eventos, artesanato, serviços turísticos especializados, transportadoras turísticas e locadoras, guias de turismo, como chegar e telefones úteis.
Além de estar disponível em português, inglês e espanhol, o “Amazonas to go” pode ser acessado através de QR Codes espalhados na cidade ou pelo https://qrfacil.me/Qqdds6kr.
A melhor estratégia é se preparar com antecedência. Após o 56º Festival, a Amazonastur elenca os segredos para se planejar para a próxima edição – Foto: Tácio Melo / Amazonastur e Lucas Silva/Secom
A Polícia Federal (PF) reuniu, após dois anos de investigações , uma série de evidências que conectam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a tentativas...