Foto: Diego Lima / Semasc

Dando início às atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”, campanha nacional de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 12/9, uma roda de conversa com usuários do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situações de Rua (Centro POP), localizado na zona Sul da cidade.

“Iniciamos nossas atividades com os olhos voltados para essa população, porque são pessoas que vivem em um estado de extrema vulnerabilidade social, muitas tendo que lidar com problemas relacionados ao vício e sem o devido apoio psicossocial. O trabalho que estamos realizando aqui hoje é de extrema importância para o cuidado com a saúde física e psicológica dos nossos usuários”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Neila Sardinha.

De acordo com Marcos Coutinho, gerente do Centro POP, atendimentos psicossociais e momentos de conscientização são demandas crescentes apresentadas pelos usuários recebidos no equipamento.

“A dependência química e alcoólica é uma porta para o sofrimento dessas pessoas. Muitos, quando chegam aqui, apresentam sinais claros de abstinência, e são nesses momentos de claridade em que a dor da realidade realmente bate mais forte para eles. Realizamos um trabalho de escuta contínua e sempre ouvimos usuários relatarem pensamentos suicidas. Então, entendemos que o atendimento psicossocial de qualidade, rodas de conversa, palestras e outras atividades são essenciais para o cuidado com eles”, afirmou.

Responsável pela condução da roda de conversa, o psicólogo clínico André Paiva também destacou a importância a longo prazo de um momento de escuta e troca como esse.

“Hoje falamos com pessoas que sofreram e sofrem coisas inimagináveis todos os dias. Então, é preciso valorizar este momento. Para tentar trazer uma mudança na vida de todos e em suas perspectivas, hoje trouxemos uma palavra de apoio, de compreensão e, principalmente, de enfrentamento às adversidades da vida. Queremos trabalhar a força dentro de cada um e mostrar que tudo é possível quando eles propõem a se movimentar e a trabalhar com aquilo que têm em mãos”, afirmou o psicólogo.

Centro POP

O Centro POP é um equipamento socioassistencial administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável por oferecer orientações e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais das demais políticas públicas, que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência vividas por pessoas em situação de rua na capital amazonense.

O local promove o acesso a espaços de guarda de pertences, distribuição de kits de higiene pessoal, alimentação (café e almoço), além de proporcionar um endereço institucional para utilização como referência do usuário durante a provisão de documentação civil e encaminhamentos para a rede socioassistencial.