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Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental tem inscrições prorrogadas

Profissionais e universitários poderão enviar materiais até 25 de novembro

Foi prorrogado o período de inscrições para o Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. Agora, os profissionais e universitários poderão enviar trabalhos até as 23h59 (horário de Manaus) do dia 25 de novembro. O período para publicação dos materiais também será estendido para a mesma data.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental (premioaguasdemanaus.com.br). A premiação tem o intuito de reconhecer profissionais da comunicação que, por meio de reportagens em texto, áudio e vídeo, ampliaram discussões sobre os impactos positivos do saneamento básico em Manaus.

Neste ano, a novidade é a inclusão da categoria Trata Bem Manaus, destinada a materiais produzidos sobre esgotamento sanitário na capital amazonense.

Podem participar profissionais diplomados e/ou registrados no Ministério do Trabalho, além de estudantes de Comunicação Social. Serão entregues prêmios para primeiro, segundo e terceiro lugar nas categorias: jornalismo impresso, áudio, webjornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, repórter cinematográfico e Trata Bem Manaus. Os vencedores serão premiados em cerimônia com data a ser anunciada.

Prêmios

Os primeiros colocados das seis categorias receberão, cada um, premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil, enquanto os vice-campeões ganharão R$ 3,5 mil. Para os terceiros colocados, será dado prêmio no valor de R$ 2 mil.

Além disso, a Águas de Manaus abre espaço também para estudantes universitários dos dois últimos anos dos cursos de Comunicação Social em uma categoria especial, que compreende matérias veiculadas em um dos seguintes canais da faculdade: TV, jornal impresso, rádio e site. Nesta categoria, também serão aceitas reportagens que tenham sido publicadas na mídia externa. A premiação para o primeiro colocado será um notebook.

Todos os trabalhos nas categorias profissionais também são automaticamente elegíveis ao Grande Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental, que dará o valor de R$ 7 mil ao vencedor.

Matheus Pereira, do Cruzeiro, é convocado para vaga de Paquetá na Seleção Brasileira

Matheus Pereira vem se destacando pelo Cruzeiro - Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na tarde desta sexta-feira (11) que o meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, está convocado para ojogo contra o Peru, na terça-feira (15), em Brasília, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O camisa 10 do clube celeste foi chamado para o lugar de Lucas Paquetá, do West Ham, da Inglaterra. O atleta terá que cumprir suspensão após receber no Chile o segundo cartão amarelo na competição.

Na quinta-feira (10), o Brasil venceu, de virada, o Chile por 2 a 1, em Santiago. Durante coletiva de imprensa, Dorival Júnior elogiou o jogador do Cruzeiro e disse que ele estava sendo avaliado.

“Alguns outros estão sendo observados. Esse menino que você citou (Matheus Pereira) também, por aquilo que vem apresentando dentro do Campeonato Brasileiro. Não só este ano, mas no ano anterior ele também teve um certo destaque”, disse Dorival.

Com a vitória contra o time chileno, o Brasil chegou aos 13 pontos na competição e ocupa a quarta colocação. Igor Jesus e Luiz Henrique, ambos do Botafogo, fizeram os gols do triunfo.

A Seleção desembarca no início da noite desta sexta-feira (11) em Brasília, local do jogo contra os peruanos.

*Com informações de IG

Lula admite que PT não foi bem nas eleições municipais em São Paulo

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista à Rádio O Povo/CBN de Fortalez - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira, 11, que é preciso “rediscutir o papel do PT na disputa pelas prefeituras”. O petista fez uma autocrítica sobre o desempenho do partido e citou que “não tivemos (o PT) uma boa participação em São Paulo (o Estado)”, por exemplo.

“Temos que rediscutir o papel do PT na disputa das prefeituras. O PT, nessas eleições, 80% dos nossos prefeitos foram eleitos em cinco países (sic), todos eles no Nordeste. Nós tivemos uma boa participação no Rio Grande do Sul, não tivemos uma boa participação em São Paulo, em Minas Gerais ganhamos as duas cidades que governamos”, declarou.

A declaração se deu em entrevista do presidente à rádio O Povo/CBN de Fortaleza. Lula disse que “o PT cresceu o número de prefeitos e vereadores, mas já governou São Paulo, Porto Alegre e outras capitais importantes”.

“O dado concreto é que o PT perdeu inclusive Araraquara, que era uma cidade que tínhamos certeza de que iríamos ganhar. Em Teresina, até uma semana das eleições, todo mundo dava como certa a eleição do candidato do PT e não aconteceu”, disse.

Lula afirmou, porém, que o resultado das eleições municipais não tem efeito direto nas eleições presidenciais. “Toda vez que termina eleições, aparecem os vencedores e heróis que acham que o mundo, a partir dali, mudou. A eleição de prefeito não tem muita incidência na eleição presidencial. Porque nem todo prefeito no segundo ano de mandato está bem”, declarou.

O presidente da República disse que “o fato de o prefeito não ser do PT e ser do MDB, do PSD, não faz nenhuma diferença” para o direcionamento de recursos e obras para as cidades País afora. “Vou tratar ele (prefeito eleito) com o respeito que tenho pelo mandato que ele adquiriu e com respeito ao povo. Sempre foi assim e continuará sendo assim”, disse.

Segundo o petista, a quantidade de prefeitos reeleitos no Brasil está diretamente ligada aos recursos investidos por meio de emendas do orçamento federal. “Essa quantidade de prefeitos reeleitos é em função de que eles estão com recursos para fazer coisas, senão não seriam reeleitos. Além disso, tem as emendas do orçamento, que era secreto até outro dia, que faz com que o dinheiro chegue na mão da prefeitura, às vezes sem chegar na do governador. É o maior percentual de prefeitos reeleitos da história, antes não era assim”, afirmou.

Lula reconheceu, porém, que as derrotas são naturais e relembrou suas derrotas no passado. “Se perder eleição mas tiver boa participação, sem problema; se prepara para a próxima”, declarou.

Marcelo Ramos foi o candidato do PT a Prefeitura de Manaus – Foto: Rudá Marques

Lula chama ministro da Educação de ‘rei do voto’ no Ceará

O presidente ainda estar “confiante” de que o candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, será eleito no segundo turno das eleições. Chamou, ainda, o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará, de “maior liderança política” do Estado e “rei do voto do Estado”.

“Estou confiante que o Evandro vai ser o prefeito de Fortaleza, porque primeiro ele tem o apoio da maior liderança política do Ceará, que é o Camilo. Vamos ser franco, ele é o rei do voto do Estado. E tem o governador Elmano (de Freitas)”, disse.

Lula evitou, porém, criticar o adversário de Leitão, o bolsonarista André Fernandes (PL). “Não conheço o adversário do Evandro, então não posso falar mal de quem não conheço”, afirmou.

Para o presidente, o PT precisa adequar discurso “ao mundo do trabalho que não é só a carteira profissional assinada, é o cara que quer trabalhar de home office, que quer ser pequeno empreendedor, que quer ter um pequeno comércio”.

“O PT tem essa dificuldade e está demonstrada na própria estruturação do partido. Quando foi criado, a gente era vinculado por núcleo de trabalho, vila. Acabou isso. Precisamos pensar na nossa organização. Continua sendo o maior partido do Brasil”, declarou.

“O PT precisa transformar essa preferência eleitoral e simpatia que tem em voto, que eu recebo, mas a gente não consegue receber nas prefeituras. É preciso fazer essa combinação. Tive uma participação mais acanhada nestas eleições, sou presidente da República e tenho uma base muito ampla. Disse: ‘Não vou comprar uma briga em uma cidade e depois no Congresso Nacional o pessoal virar adversário'”, relatou.

Petista defende candidatura de Boulos

O presidente disse acreditar que o deputado Guilherme Boulos (PSOL) pode ganhar as eleições em São Paulo. Apesar de apoiar o aliado, a escolha de palavras do presidente não demonstrou o mesmo entusiasmo que ele indicou em relação ao candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão.

Quando se referiu ao cearense, Lula disse estar “confiante” com a sua eleição. No caso de Boulos, disse que o deputado federal “pode ganhar as eleições”. O petista, porém, defendeu o líder do movimento sem teto, a quem chamou de “uma figura muito preparada”.

“Leio que o Boulos pode ganhar as eleições. O Boulos é uma figura muito preparada. Tivemos um problema no primeiro turno, porque é muito difícil convencer um petista, que estava habituado a votar em 13 desde 1980, a votar 50. Tem 50 mil pessoas que votaram no 13. Eu, inclusive, gravei para o Boulos dizendo que as pessoas habituadas a votar no 13 a votar no 50?, afirmou.

Foto: Reprodução / Instagram / @guilhermeboulos.oficial

Questionado sobre como Boulos deveria convencer o eleitorado dos outros candidatos a votar nele, Lula disse que “o voto não tem dono”.

O presidente citou os candidatos a prefeito em Fortaleza e em São Paulo para dizer que deve se envolver na disputa municipal no segundo turno, um indicativo de que sua participação deve ser mais ativa nessa fase eleitoral. No primeiro turno, o próprio presidente reconheceu que teve uma participação “mais acanhada”.

*Com informações de Terra

Comandante Dan enfatiza que Fundo Amazônia precisa ser usado em favor do Amazonas

Foto: Assessoria de Comunicação

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) deu visibilidade à informação que somente 11% dos R$ 643 milhões captados pelo Fundo Amazônia em 2024 foram repassados a projetos. O parlamentar defendeu que o Fundo tenha uma destinação mais imediata para atender às demandas provocadas pela vazante recorde.

“Estamos vivendo uma tragédia sem precedentes. Em plena Amazônia, rios inteiros secaram, portos estão desmoronando, a única estrada de ligação do Estado com o restante do país tem sérias dificuldades de trafegabilidade. Há cidades completamente isoladas, porque inclusive não possuem pista de pouso. É inconcebível que se tenha um recurso grande não reembolsável disponível e não seja utilizado em favor da preservação das pessoas que vivem na Amazônia”, se pronunciou Dan Câmara da tribuna da Aleam.

O parlamentar lembrou que desde 2023 vem defendendo um programa de gestão integrada entre os poderes Executivos federal, estadual e municipais. Câmara defende que a medida seria a mais apropriada para o enfrentamento dos efeitos da crise climática no Amazonas.

“O Governo Federal nomeou um representante daquele Executivo para atuar de forma permanente no Rio Grande do Sul, enquanto durasse a calamidade das enchentes que atingiram a região. A tragédia da vazante precisa de uma medida similar, até para coordenar as ações e os recursos já disponíveis da União em território amazonense. Mas sequer foram capazes de fazer isso. Precisamos para ontem de uma gestão integrada das estruturas públicas federais e da integração com as estaduais e municipais”, pontuou o parlamentar.

Autoridade climática e assembleia itinerante

Comandante Dan também falou da proposta da criação da Autoridade Climática, iniciativa da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que foi considerada incipiente pela cúpula do Palácio do Planalto. A iniciativa seria uma forma de resposta à seca e às queimadas florestais. O monitoramento do cumprimento de metas sobre mudanças climáticas seria uma das atribuições da autoridade proposta.

“Não conseguimos que a ministra do Meio Ambiente compreenda o que a região da qual ela é egressa precisa. Estamos nos perdendo e jogando tempo e recursos fora, fazendo reuniões e reuniões em Brasília. Precisamos sim de um centro avançado de gestão federal aqui no Amazonas. Queremos menos discurso e mais ações”, destacou Câmara.

Na sessão do dia anterior, 9 de outubro, ele propôs a realização de assembleia itinerantes nos municípios da BR-319 e nas regiões mais afetadas do Amazonas e sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse convidado, bem como os ministros ligados à integração regional, portos e aeroportos, planejamento, meio ambiente, combate à fome, entre outros.

Globo contesta YouTube e diz que tem mais audiência que streaming; Ibope também discorda

Ibope e Globo negam que YouTube seja mais visto que emissoras de TV aberta (Foto: Lucy Nicholson / Reuters)

A Globo e o Kantar Ibope refutaram uma informação repassada pelo Google nesta semana, de que o YouTube já tem mais público que todas as redes de TV aberta do Brasil. Segundo dados repassados pelo instituto e pela emissora, o YouTube informou números declaratórios, que não sevem de parâmetro para embasar audiência. O Google ratificou os dados apresentados pelo Kantar Ibope.

A pesquisa feita pelo Ibope e apresentada pelo Google foi no formato Target Group Index (TGI), com declarações de 24 mil brasileiros. No entanto, eles não são monitorados de forma que identifique se aquela declaração é verdadeira e a atração foi vista, de fato, pelo telespectador.

Um exemplo: o entrevistado diz que viu futebol no YouTube naquela semana, mas o Ibope não captou aquele dado em métrica mais exata. Os dados do TGI são usados como pesquisa de consumo para entender comportamentos ao mercado.

Segundo dados auditados de consumo (CPV 2023) apresentados pela Globo e pelo Ibope, que capturam a informação e não dependem de declaração do consumidor, a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo (contra 25,7% das plataformas de vídeo online).

A TV aberta tem 64,5% desse consumo e a TV Globo, 35,4%. A Globo na TV aberta é, sozinha, é 38% maior do que todas as plataformas de vídeo online somadas, abertas ou pagas, e o dobro (120%) do YouTube. Isso, considerando todos os dispositivos.

Se considerarmos apenas o consumo em TV, em que a atenção é mais concentrada, o consumo da TV Globo é mais que o dobro (166%) de todas as plataformas de vídeo online somadas e quatro vezes maior (355%) que a principal plataforma online gratuita.

Foram 6 trilhões de minutos consumidos na Globo, mais de cinco vezes o consumo do YouTube no mercado somando TV normal e TV conectada.

“A Globo também fala com mais gente. A cada semana, 136 milhões de brasileiros consomem a Globo na TV, quase três mais indivíduos do que o YouTube. Em média, a Globo atinge em um único dia na TV o que o YouTube leva 28 dias para alcançar”, afirmam Globo e Ibope.

Com informações da Folha de S.Paulo

Peças de artesãs indígenas da Amazônia se destacam nas passarelas de Nova York e Milão

No centro da foto, o estilista Maurício Duarte (Foto: Steve Gursey)

Peças feitas a partir da fibra de tucum pelas mãos de artesãs indígenas do Amazonas ganharam as passarelas durante as semanas de moda em Nova York, nos Estados Unidos, e em Milão, na Itália, duas das mais importantes vitrines fashion do mundo. Confeccionadas por artesãs do projeto “Parentas que Fazem”, as criações fazem parte da coleção ‘Muiraquitã’, do estilista manauara Maurício Duarte, do povo Kaixana, um dos nomes brasileiros mais promissores no mundo da moda atualmente.

As peças foram confeccionadas por artesãs da Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro – Numiã Kura (AMARN), Associação das Mulheres Indígenas Sateré-Mawé (AMISM), Associação de Mulheres Indígenas da Região do Alto Rio Negro (AMIARN) e Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira (ASSAI).

Integradas a outros elementos naturais da Amazônia – como a fibra do buriti, escamas de pirarucu e sementes de açaí – as fibras de tucum, tiradas de uma palmeira amazônica, compuseram as peças autorais do estilista, unindo sofisticação e valorização da cultura dos povos indígenas.

Em Nova York, Maurício estreou sua nova coleção em um desfile no último dia 11 de setembro, em seguida partiu para Milão, para um showroom de marcas. Uma faixa de arumã usada pelo estilista, outra fibra natural confeccionada a partir do artesanato indígena, chamou a atenção da modelo Naomi Campbell, que posou para fotos usando a peça.

“Fico muito feliz de poder vir para cá trazer a nossa arte, a história que a gente acredita. Falar sobre moda autoral, sobre Brasil, sobre o Amazonas e o pertencimento. Quero agradecer às associações de mulheres indígenas que produziram com a gente por meio do projeto Parentas que Fazem. É sempre muito prazeroso reunir o que a gente constrói no têxtil com as fibras naturais”, agradeceu Maurício em suas redes sociais, ao falar sobre a estreia de sua coleção em Nova York.

As associações que criaram algumas peças do desfile de Maurício Duarte compõem o projeto Parentas que Fazem, que é implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com apoio do Google.org, instituição filantrópica do Google, e em parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Makira-E’ta – Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas.

Maurício também participou de ações do projeto Parentas que Fazem a convite da FAS. O estilista atuou numa oficina de teçume de arumã na aldeia Yabi, do povo Baré, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), onde trocou técnicas e saberes com as artesãs. Ele também visitou a sede da AMARN, em Manaus, onde encomendou as peças e aprendeu mais sobre o processo de grafismo e tecelagem com a fibra de tucum.

“Partilhar as nossas simbologias, saberes ancestrais, produção colaborativa com propósito para o mundo, já precisa nascer com proteção e com a certeza de vida próspera para todos que acreditam nessa ideia”, escreveu Maurício sobre a coleção Muiraquitã, que leva o nome de um amuleto de proteção indígena, simbolizando a valorização das culturas e saberes ancestrais dos povos originários.

A coordenadora da Agenda Indígena da FAS, Rosa dos Anjos, do povo Mura, conta que a parceria do projeto Parentas que Fazem, com o estilista Maurício Duarte, é extremamente importante porque está proporcionando uma grande troca de saberes e valorização das artesãs indígenas. “O Maurício (Duarte) é muito talentoso, um fenômeno que vem voando e ainda vai voar muito alto. Estamos muito felizes por ele ter esse olhar especial e ainda escolher algumas peças das nossas ‘parentas’ para inserir em seu desfile”, comenta.

Com informações da assessoria

Outubro Rosa: Universidade Nilton Lins promove ações de alerta sobre câncer de mama

Foto: Divulgação

A Universidade Nilton Lins, atenta às questões de saúde pública e bem-estar social, realiza uma série de atividades em alusão ao “Outubro Rosa”, reforçando a importância da conscientização sobre o câncer de mama, principalmente a conscientização sobre a detecção precoce da doença por meio de diagnósticos rápidos para aumentar as chances de cura.

O evento é coordenado pela professora e médica, Maria Auxiliadora Trindade Rebelo, docente da disciplina de Oncologia do 8º período, cujos alunos das duas turmas participaram ativamente da organização da atividade.

A Universidade Nilton Lins foi uma das pioneiras ao incluir a Oncologia como disciplina em sua matriz curricular, destacando-se por sua abordagem inovadora e integradora.

“A inclusão da disciplina de Oncologia no ensino médico é essencial para que os futuros profissionais da saúde adquiram o conhecimento necessário para identificar patologias oncológicas como o câncer de mama”, destaca Maria Auxiliadora.

As atividades do “Outubro Rosa” também contam com uma importante ação social, em parceria com o Lar das Marias, uma instituição que apoia mulheres portadoras de câncer em seus tratamentos.

“A participação ativa dos nossos estudantes e a parceria com o Lar das Marias reforçam nosso papel na promoção da saúde, da solidariedade e da responsabilidade social”, ressaltou a vice-reitora de Extensão Janaína Braga.

A importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama é uma das patologias oncológicas que mais cresce no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se a ocorrência de 73.610 novos casos da doença, com uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres.

Esses números reforçam a necessidade de campanhas como o “Outubro Rosa”, que visam conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar exames preventivos regularmente.

“A Universidade Nilton Lins tem o compromisso não apenas de formar profissionais competentes, mas também de engajar nossos alunos em questões que impactam diretamente a sociedade. O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de extrema relevância para a conscientização sobre o câncer de mama, e é com grande orgulho que apoiamos esta iniciativa”, destacou a reitora Gisélle Lins Maranhão.

Programação do evento

Ao longo do mês de outubro, a Universidade será decorada com o tema do Outubro Rosa, com a colocação de faixas, banners e símbolos alusivos à campanha em diversos pontos da instituição, como o Portão 9, a passarela e o centro universitário.

A programação culminará no dia 31 de outubro com um dia especial de atividades, incluindo uma conversa aberta sobre prevenção, diagnóstico precoce e os cuidados necessários para enfrentar o câncer de mama.

Durante o evento, serão distribuídos folhetos educativos e realizadas ações de sensibilização, incluindo a exibição de cartazes informativos.

O Lar das Marias estará presente, fortalecendo o elo entre a Universidade Nilton Lins, a comunidade e a filantropia.

Com informações da assessoria

CBF abre exceção, e Corinthians poderá estampar Esportes da Sorte na camisa

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O Corinthians e outros clubes patrocinados pela Esportes da Sorte poderão anunciar a marca da empresa em seus uniformes em partidas por todo o território nacional, apesar de a casa de apostas ter liberação apenas estadual, no Rio de Janeiro.

A CBF enviou na última quinta (10) um ofício com uma exceção, dando uma espécie de autorização nacional somente às bets aprovadas pela Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro). O documento foi recebido pelo Corinthians nas últimas horas da noite.

Com isso, a Esportes da Sorte e outras casas de apostas com aval no Rio não ficarão limitadas a divulgarem propaganda comercial apenas no estado. As bets que só foram autorizadas a operarem em outros estados seguem não podendo extrapolar as divisas.

Até então, a publicidade dessas empresas estava barrada para além do estado fluminense. Isso significa que a marca da Esportes da Sorte poderia estampar o uniforme de times unicamente em partidas sediadas no Rio.

A Esportes da Sorte patrocina seis times nas elites nacionais — cinco no masculino e um no feminino. Athletico, Bahia, Corinthians e Grêmio são os parceiros da bet na Série A, além do Ceará na Série B e do time feminino do Palmeiras.

O documento da CBF cita um parágrafo do artigo 35-A da Lei 13.756, de 2018, para justificar a brecha. O ofício também faz menção ao artigo 114 do Regulamento Geral de Competições (RGC), que condiciona toda publicidade relativa às bets, inclusive nas camisas, ao cumprimento da Lei das Apostas Esportivas.

”À exceção das empresas autorizadas pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (LOTERJ), em razão do disposto no artigo 35-A, parágrafo 8°. da Lei n° 13.756/2018, na redação dada pela Lei n° 14.790/2023, e caso outras também venham a ter tal direito assegurado, em juízo ou pelo Ministério da Fazenda, as demais empresas autorizadas por outros Estados a explorar apostas de quota fixa somente poderão divulgar publicidade ou propaganda comercial nos limites de seu território, de acordo com o artigo 35-A, parágrafo 4°. da referida Lei”, diz o ofício da CBF.

O que diz o artigo citado pela CBF

  • 8º do art. 35-A da Lei 1375: “São preservadas e confirmadas em seus próprios termos todas as concessões, permissões, autorizações ou explorações diretas promovidas pelos Estados e pelo Distrito Federal a partir de procedimentos autorizativos iniciados antes da publicação da Medida Provisória nº 1.182, de 24 de julho de 2023, assim entendidos aqueles cujo primeiro edital ou chamamento público correspondente tenha sido publicado em data anterior à edição da referida Medida Provisória, independentemente da data da efetiva conclusão ou expedição da concessão, permissão ou autorização, respeitados o direito adquirido e os atos jurídicos perfeitos.”

Corinthians se manifesta

O clube emitiu nota e afirmou que vai manter o acordo com a Esportes da Sorte. O Alvinegro paulista disse que está amparado por decisão judicial e que tem autorização para estampar a marca.

“O Sport Club Corinthians Paulista informa que, nos termos da legislação em vigor, está autorizado a seguir com a exposição da marca Esportes da Sorte, conforme contrato atual, que segue sendo integralmente cumprido pelas partes. O clube está amparado também por uma decisão judicial obtida pela parceira, que está sob segredo de justiça, ratificando a autorização para a publicidade da marca.”

Com informações do Uol

Programação do ‘Natal dos Sonhos’ terá inovações e parceria da Nova Igreja Batista

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), lançou, na noite desta quinta-feira (10), o “Natal dos Sonhos”, evento que marca o início das festividades natalinas na capital, especialmente preparadas para o povo manauara. A apresentação aconteceu no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade. O vice-prefeito de Manaus e secretário-chefe da Casa Civil municipal, Marcos Rotta, explicou que o processo natalino conta com a parceria da Nova Igreja Batista.

“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para realizar o Natal dos Sonhos, à altura do que espera o cidadão manauara, fazendo jus ao nome que carrega. Iniciamos com a iluminação no centro de Manaus, juntamente com o apoio dos integrantes da Nova Igreja Batista, que possuem um altíssimo grau de profissionalismo e, acima de tudo, muita emoção”, disse.

Como parte da programação, foram acesas as luzes das decorações natalinas que estão nos arredores do mirante Lúcia Almeida e largo São Vicente, além da apresentação da fanfarra do Instituto Vila da Barra e coral da Nova Igreja Batista (NIB), que desde o ano de 2022 fortalece essa parceria com a Prefeitura de Manaus e realiza um marcante evento na cidade, o espetáculo “Um Sonho de Natal“, que este ano terá como tema a “Fábrica de Brinquedos”.

Segundo Rotta, o Natal de 2024 será carregado de inovações. “Teremos a casa do Papai Noel, a vila do Papai Noel. Vamos ter um coral e uma fanfarra maravilhosa trazendo o verdadeiro espírito natalino, por conta da parceira com a NIB, e mais novidades que estão por vir”, informou.

O “Natal dos Sonhos” se tornou um marco para a atual gestão, que a cada ano impressiona a população com mais alguma novidade e, com isso, presenteando a cidade de Manaus com um espetáculo de luzes, decorações e espalhando a magia do Natal. O lançamento foi apenas uma prévia do que está por vir.

Como aconteceu nos três últimos anos, a prefeitura apresentará novidades, como a famosa Vila do Papai Noel, que ficará localizada no calçadão da Ponta Negra e a tradicional Casa do Papai Noel, sendo uma na Ponta Negra, uma no parque Amazonino Mendes e, em breve, no largo São Vicente também.

“A Prefeitura de Manaus vem, novamente, inovando com o Natal dos Sonhos. Esse ano conseguimos lançar no nosso centro histórico, onde temos o marco zero da cidade de Manaus. Também temos iluminações nas avenidas 7 de Setembro e Bernardo Ramos, e no aniversário de Manaus teremos mais ornamentações, fazendo com que a cidade fique mais bonita, e levando esse encanto natalino”, declarou o presidente do Fundo Manaus Solidária, Emerson Costa.

A prefeitura seguirá, ainda, com as tradicionais decorações natalinas espalhadas por toda a cidade, como no calçadão do complexo turístico Ponta Negra, no parque Amazonino Mendes, no parque dos Bilhares, na Lagoa do Japiim e diversas ruas que receberão ornatos natalinos, tudo com o objetivo de despertar a magia do Natal em todos os lugares.

Com informações da assessoria

Felipe Neto lança livro ‘Como Enfrentar o Ódio’ e rebate críticas por estar na Flip

Felipe Neto participa da Flip 2024 e lança livro (Foto: Instagram / Reprodução)

O anúncio da participação de Felipe Neto na 22ª Flip, em setembro, dividiu opiniões dentro e fora das redes sociais. O youtuber, que acaba de lançar o livro “Como Enfrentar o Ódio”, vai discutir o mecanismo de proliferação do sentimento, nesta sexta-feira (11), durante debate com a jornalista Patrícia Campos Mello.

Empresário, em entrevista exclusiva a Splash, afirmou que as críticas o levaram de volta ao início da carreira no YouTube, quando a plataforma de vídeos ainda era incipiente no Brasil. Ele relembrou o preconceito que sofreu, especialmente por parte da indústria do entretenimento, que via os youtubers como uma espécie de “escória”.

“Eu lembro de sentir na pele esse nariz torcido, esse pensamento do: ‘Eu sou o intelectual do entretenimento e esses youtubers são a escória’. Então, eu meio que, quando vi o tipo de crítica que estava chegando, me lembrou muito essa época.”

Neto se diz acostumado a esse tipo de reação e confiante na própria trajetória. Ele acredita que as críticas a respeito do convite da Flip são passageiras. “Eu sei que isso é fogo de palha, porque eu confio na minha trajetória, no meu trabalho.”

“Quando essas pessoas tiverem a oportunidade de me conhecer, de ler o livro, de conhecer o Clube do Livro FN, ver a ação da Bienal, em 2019, e quem sabe de irem à Flip no dia e conversarem comigo, olhar olho no olho, vão entender”.

O youtuber comprou e distribuiu cerca de 14 mil livros com personagens LGBTQIA+, em 2019, durante a Bienal do Livro do Rio. A ação foi uma resposta à fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, que durante o dia anterior vasculhou os 150 estandes da Bienal em busca de obras consideradas “impróprias”. À época, o prefeito era Marcelo Crivella.

Literatura como ferramenta contra o autoritarismo

Além do combate ao ódio, o empresário destaca a saúde mental, a literatura e a educação digital como principais pilares de atuação social. Ele considera a literatura fundamental para a criação de conhecimento e resistência a regimes autoritários.

“A literatura é a maior fortalecedora de criação de conhecimento e resistência a regimes autoritários. Então, a disseminação da leitura proporciona uma sociedade mais preparada, tanto eticamente quanto de resistência a determinados manipuladores da opinião pública. Tanto através da fé, quanto através da simples manipulação digital com desinformação, com fake news, etc”.

Com informações da Splash / Uol

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