A Universidade Nilton Lins, atenta às questões de saúde pública e bem-estar social, realiza uma série de atividades em alusão ao “Outubro Rosa”, reforçando a importância da conscientização sobre o câncer de mama, principalmente a conscientização sobre a detecção precoce da doença por meio de diagnósticos rápidos para aumentar as chances de cura.
O evento é coordenado pela professora e médica, Maria Auxiliadora Trindade Rebelo, docente da disciplina de Oncologia do 8º período, cujos alunos das duas turmas participaram ativamente da organização da atividade.
A Universidade Nilton Lins foi uma das pioneiras ao incluir a Oncologia como disciplina em sua matriz curricular, destacando-se por sua abordagem inovadora e integradora.
“A inclusão da disciplina de Oncologia no ensino médico é essencial para que os futuros profissionais da saúde adquiram o conhecimento necessário para identificar patologias oncológicas como o câncer de mama”, destaca Maria Auxiliadora.
As atividades do “Outubro Rosa” também contam com uma importante ação social, em parceria com o Lar das Marias, uma instituição que apoia mulheres portadoras de câncer em seus tratamentos.
“A participação ativa dos nossos estudantes e a parceria com o Lar das Marias reforçam nosso papel na promoção da saúde, da solidariedade e da responsabilidade social”, ressaltou a vice-reitora de Extensão Janaína Braga.
A importância do diagnóstico precoce
O câncer de mama é uma das patologias oncológicas que mais cresce no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, estima-se a ocorrência de 73.610 novos casos da doença, com uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres.
Esses números reforçam a necessidade de campanhas como o “Outubro Rosa”, que visam conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar exames preventivos regularmente.
“A Universidade Nilton Lins tem o compromisso não apenas de formar profissionais competentes, mas também de engajar nossos alunos em questões que impactam diretamente a sociedade. O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de extrema relevância para a conscientização sobre o câncer de mama, e é com grande orgulho que apoiamos esta iniciativa”, destacou a reitora Gisélle Lins Maranhão.
Programação do evento
Ao longo do mês de outubro, a Universidade será decorada com o tema do Outubro Rosa, com a colocação de faixas, banners e símbolos alusivos à campanha em diversos pontos da instituição, como o Portão 9, a passarela e o centro universitário.
A programação culminará no dia 31 de outubro com um dia especial de atividades, incluindo uma conversa aberta sobre prevenção, diagnóstico precoce e os cuidados necessários para enfrentar o câncer de mama.
Durante o evento, serão distribuídos folhetos educativos e realizadas ações de sensibilização, incluindo a exibição de cartazes informativos.
O Lar das Marias estará presente, fortalecendo o elo entre a Universidade Nilton Lins, a comunidade e a filantropia.
Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) compôs a mesa de autoridades da solenidade de posse do novo...