Foto: Assessoria

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (traduzido como “terça-feira de doação”). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (do inglês “Thanksgiving”), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday – movimentos que estimulam a compra por parte do público.

Manaus recebe nesta quinta-feira (6), das 8h às 16h, o “Workshop para Mobilização de Recursos para o Dia de Doar”. O evento ocorrerá no Mirante Lúcia Almeida, localizado na Av. Sete de Setembro, no Centro. As inscrições são gratuitas e limitadas através do link: https://forms.gle/BbZV1K3t6u6UR4Wg9.

O workshop visa preparar organizações da sociedade civil (OSC) para mobilizar recursos para o Dia de Doar 2025 – a maior campanha de incentivo global à doação que, neste ano, ocorrerá no dia 2 de dezembro.

A programação é voltada para líderes, gestores e comunicadores de OSCs formalmente constituídas. Ao longo do dia, serão abordados temas como captação de recursos, comunicação digital, marketing de causas, ESG (Environmental, Social and Governance), uso de inteligência artificial e ferramentas de criação de conteúdo.

O objetivo é que cada OSC desenvolva sua campanha, alcance o máximo potencial e garanta a sustentabilidade de suas ações. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas práticas para que cada organização consiga planejar, executar e mensurar o impacto de suas campanhas. O conhecimento é o primeiro passo para uma cultura de doação mais sólida e sustentável”, afirma Cleslley Rodrigues, organizador do evento.

O workshop contará com a presença de especialistas e líderes de iniciativas filantrópicas de todo o país. Entre eles: João Paulo Vergueiro, diretor do movimento “GivingTuesday” e diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) de 2015 a 2023; Arnaldo Rocha, presidente do Instituto Bubu e especialista em Planejamento Estratégico, Conteúdo e Impacto Social; Lorena Moreschi, designer e líder operacional de Comunidades na ADVBOX.

Também estão confirmadas: Ketleen Mesquista, especialista em Marketing e colaboradora na equipe de Customer Success da High Scal; Daniela Monteiro, colaboradora na área comercial com foco em Crédito na Bemol; Daniela Assayag, gestora da Imago Comunicação e presidente do Instituto Sapupema.

A organização do evento enfatiza que a inscrição via Google Forms é uma manifestação de interesse. A confirmação será enviada por e-mail após a validação dos dados de cada organização.

“O Dia de Doar é uma oportunidade de mostrar a força transformadora da solidariedade. Quando unimos as organizações locais, ampliamos o alcance da generosidade e construímos um Brasil mais justo e colaborativo. Não perca tempo e garanta já a presença da sua organização”, finaliza Rodrigues.

Para saber mais sobre o workshop e o Dia de Doar em Manaus bata acessar as redes sociais @doamanaus.

12ª edição do Dia de Doar no Brasil

Realizado no Brasil desde 2013 pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar chega à sua 12ª edição no dia 2 de dezembro. O movimento tem o objetivo de inspirar a generosidade, mobilizando pessoas, empresas e organizações sociais a arrecadar recursos e ampliar o impacto positivo do terceiro setor no país.

Na última edição, milhões de brasileiros participaram da mobilização, que contou com 80 campanhas comunitárias e arrecadou mais de R$ 5 milhões em doações. A expectativa para este ano é expandir o alcance para ainda mais cidades brasileiras.

Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo e-mail  [email protected] e nas redes sociais @diadedoar.

Sobre o Dia de Doar

A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil.

Com informações da assessoria