No mês de conscientização sobre a saúde mental, o vereador William Alemão (Cidadania) organizou três palestras com foco no Setembro Amarelo. Duas delas foram realizadas no Centro Educacional Inteligente, para alunos de 7 a 14 anos, abrangendo do 4º ao 6º ano. A terceira palestra ocorreu na Escola Craques do Canaranas, no bairro Cidade Nova, destinada aos pais dos alunos.
As palestras foram ministradas pela terapeuta Cleopatra Vilapouca, especializada no assunto, que compartilhou informações cruciais sobre bem-estar emocional e prevenção ao suicídio. A abordagem chamou a atenção, pois incentivou os alunos a fazerem perguntas, tornando a experiência mais interativa e informativa.
Mais de 250 crianças acompanhadas por professores, participaram ativamente da palestra no Centro Educacional Inteligente.
A terceira palestra, voltada para os pais dos alunos da Escola Craques do Canaranas, proporcionou aos responsáveis a oportunidade de entender e abordar melhor as questões de saúde mental com seus filhos.
A iniciativa se tornou ainda mais relevante considerando os relatos preocupantes que têm chamado a atenção de pais e familiares de estudantes. Alguns têm expressado inquietações sobre o que têm ouvido e observado nas escolas de seus filhos e parentes. Isso reflete a crescente necessidade de abordar questões de saúde mental não apenas nas escolas, mas também nos lares das famílias.
Para o parlamentar, um dos desafios apontados é a falta de comunicação nas famílias. Muitas vezes, as crianças buscam ajuda e atenção, mas não sabem onde procurar. Isso é agravado pela ausência de um psicólogo na escola, resultando na sobrecarga de monitores que tentam suprir essa carência da melhor maneira possível.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em entrevista à revista VEJA publicada nesta sexta-feira (22), que nunca debateu um plano para matar autoridades como...