A unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, iniciou ontem (22), a oferta da vacinação antirrábica na zona Norte. Instalada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá, nº 119, bairro Cidade Nova, a unidade disponibiliza o imunizante para cães e gatos saudáveis e a partir de três meses de idade, mantendo o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Rodrigues, explica que a utilização das unidades móveis é uma estratégia para facilitar o acesso da população ao serviço de imunização de cães e gatos.
“A raiva é uma das mais graves zoonoses que existem e a única forma de prevenção é a vacinação, que deve ser anual para garantir a proteção de cães e gatos, assim como evitar o risco de transmissão para o ser humano. Hoje, o CCZ oferece o serviço em duas unidades móveis, uma instalada na zona Norte e outra na zona Leste, além do atendimento na sede do CCZ, na zona Oeste. O nosso objetivo é estar mais presente na comunidade, facilitando o acesso ao serviço”, afirmou Rodrigo Rodrigues.
Moradora da comunidade Riacho Doce, no bairro Cidade Nova, Iracema Souza levou a cachorra “Belinha”, de sete meses, para vacinar pela primeira vez contra raiva na unidade móvel. “Muitas vezes a gente quer vacinar o animal, mas eu não tenho condições de ir para longe, então acho que ficou muito bom ter o serviço perto”, declarou Iracema.
Para a vacinação de cães e gatos contra a raiva, a população pode levar o animal para ser vacinado na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e na unidade móvel instalada na Unidade Leste do Centro Universitário Fametro, na avenida Grande Circular, de segunda a sexta-feira, 8h às 17h.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pelo CCZ, a população pode entrar em contato, por meio do Disque Saúde (0800 280 8 280), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone 98842-8359 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].
Com informações da Semsa