O objetivo do Segeam é aprimorar habilidades como comunicação, expressão e performance de profissionais de enfermagem para melhorar interações com pacientes e colegas de trabalho

A Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas), principal prestadora de serviços de enfermagem da rede pública estadual de saúde, está realizando o Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Artístico através das Artes Cênicas. O objetivo é aprimorar habilidades como comunicação, expressão e performance de profissionais de enfermagem para melhorar interações com pacientes e colegas de trabalho.

O projeto é realizado em parceria com a Set Produções e Artes e já resultou na criação do Núcleo de Desenvolvimento Pessoal e Artístico da Segeam, para capacitar profissionais de saúde da associação em habilidades de comunicação e expressão por meio da aplicação de técnicas de teatro e artes cênicas. Ao todo, a Segeam conta com 1.200 profissionais vinculados que atuam em pelo menos 32 unidades de saúde e cuidados terapêuticos do Amazonas.

O projeto é realizado por meio de oficinas, treinamentos e atividades práticas, nas quais os participantes são capacitados para expressarem-se de forma confiante, cativante e persuasiva. As técnicas teatrais foram adaptadas às demandas específicas da área da saúde para que os profissionais aprimorem habilidades que melhorem as interações com pacientes, colegas de trabalho e demais públicos relacionados ao contexto hospitalar.

“A arte é uma grande aliada no desenvolvimento pessoal e o projeto busca auxiliar a capacitação dos nossos colaboradores com uso das técnicas do teatro. Ao mesmo tempo, o projeto acaba proporcionando momentos de relaxamento e interação importantes para o bem-estar dos profissionais”, destacou a presidente da Segeam, enfermeira Karina Barros.

Benefícios

De acordo com Augusto Lux, instrutor e diretor de Arte do Projeto de Desenvolvimento Pessoal e Artístico da Segeam, as técnicas teatrais ajudam na expressão da criatividade e estimulam áreas celebrais relacionadas ao bem-estar físico e mental e também à resolução de problemas.

Augusto destaca, ainda, que várias pesquisas apontam que o envolvimento com a arte e a expressão criativa podem ter impactos significativos na saúde mental, emocional e física das pessoas. Entre os benefícios, explica, estão a redução do estresse, a melhora do humor, o fortalecimento do sistema imunológico, aumenta a autoestima e estimula a interação social.

Espetáculo

As oficinas e ensaios do primeiro grupo de profissionais de saúde atendido pelo projeto acontecem semanalmente até final de novembro.

Na primeira semana de dezembro está prevista a realização de uma apresentação teatral para que os colaboradores beneficiados com o projeto tenham a oportunidade de aplicar todo o aprendizado adquirido durante as oficinas e ensaios.

Com informações da assessoria