Foto: Reprodução / Vatican News

O americano Robert Francis Prevost foi escolhido novo papa nesta quinta-feira, 8.

Para seu pontificado, ele escolheu o nome de papa Leão XIV. Ele é o 267º papa eleito.

“Ianque latino-americano”

Nascido em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, o novo papa tem 69 anos e possui origens francesas.

De 1985 a 1999, atuou como missionário no Peru, na América do Sul — experiência que lhe rendeu o apelido de ianque latino-americano na comunidade eclesiástica.

Em 2001, retornou a Chicago, onde se tornou prior da Ordem de Santo Agostinho, na qual assumiu voto de pobreza. Permaneceu na função até 2013. Depois disso, voltou ao Peru como bispo de Chiclayo.

Novo papa fala português

Desde sempre, Prevost demonstrou atenção especial aos marginalizados e migrantes, mas sem deixar a carreira de lado. Como bispo, dominava diversos idiomas: espanhol, português, italiano, francês e, naturalmente, o inglês.

Durante sua ascensão na hierarquia da Igreja Católica, formou-se também em Direito Canônico.

Desde 2023, quando foi chamado a Roma pelo próprio papa Francisco, os dois mantinham uma relação próxima. Segundo a imprensa especializada, trocavam correspondências e eram considerados bons amigos.

Ainda em 2023, Robert Francis Prevost assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos e a presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina. Como prefeito, foi responsável por nomear centenas de prelados, contribuindo para a formação de uma nova geração de líderes religiosos alinhados à visão de Francisco, considerados mais abertos e progressistas.

*Com informações de Terra