No dia “D” da programação da Prefeitura de Manaus voltada à saúde masculina, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou serviços de atenção básica aos moradores do bairro São José Operário e entorno, zona Leste. A ação alusiva ao Dia Nacional do Homem, celebrado neste sábado, 15/7, teve lugar no complexo esportivo Paulo Roberto Souto e incluiu um jogo amistoso de futebol entre profissionais de saúde da Semsa e comunitários.
A ação especial de promoção da saúde do homem da Semsa ocorreu das 8h às 12h, com a oferta de serviços de aferição de pressão arterial e de testes rápidos para sífilis e hepatites virais, além de orientações sobre controle do tabagismo e alimentação saudável. Foram ofertadas ainda sessões de massagem com ventosas ao público presente.
Também como parte da programação do dia “D”, os moradores da área do São José tiveram acesso a consultas médicas na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Amazonas Palhano, gerenciada pelo Distrito de Saúde (Disa) Leste da Semsa, responsável pela coordenação da atividade.
O encerramento do dia “D” ocorreu no complexo esportivo e foi marcado por um amistoso de futebol entre os Guerreiros do Leste, time formado por servidores do Disa Leste, e os Amigos do Quinta-Feira, representando os comunitários do São José.
Conforme o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, a partida amistosa buscou reforçar a importância das atividades físicas para a saúde e o bem-estar da população masculina.
“É importante ressaltar que exercícios físicos e atividades desportivas, como a que estamos realizando hoje, são benéficas para a saúde do homem, ao lado de uma alimentação equilibrada e da adoção de hábitos saudáveis”, aponta o gestor.
A diretora do Disa Leste, Rosângela Castro, destacou que todas as unidades da Semsa estão mobilizadas neste mês para a promoção da saúde do homem, sensibilizando a população masculina para a importância do autocuidado e incentivando a procura pelos serviços básicos e orientações em saúde ofertados na rede municipal.
“Queremos que os homens se conscientizem também de que não é somente nesse mês que eles devem buscar cuidar da saúde, mas durante o ano todo, de janeiro a janeiro”, enfatiza.
