Robert Prevost faz sua primeira aprição como papa Leão 14 - Foto: Alberto Pizzoli / AFP
A Igreja Católica tem mais um sumo pontífice nascido nas Américas com conexões com o esporte. Sucessor do papa Francisco, argentino que amava o futebol e era um apaixonado torcedor do San Lorenzo, o norte-americano Robert Francis Prevost, 69, afirma ter boas qualidades com as raquetes.
“Eu me considero um jogador amador de tênis e tanto”, afirmou o religioso, questionado sobre o que gosta de fazer em seu tempo livre, em entrevista publicada em 2023 pelo site da Ordem de Santo Agostinho, da qual faz parte desde 1977. A partir de agora conhecido como papa Leão 14, ele havia acabado de ser nomeado cardeal.
“Desde que saí do Peru, tive poucas oportunidades para treinar. Então, estou ansioso para voltar à quadra”, acrescentou, aos risos, ciente de que não seria fácil praticar seus “forehands” e “backhands”. “Não que esta nova ocupação me dê muito tempo livre…”
Nascido em Chicago, Prevost é conhecido por seu trabalho missionário no Peru nos anos 80, onde desenvolveu algumas de suas habilidades esportivas. E exercitou também outros de seus passatempos, como as caminhadas.
“Gosto de ler, fazer longas caminhadas e viajar, conhecer e apreciar lugares novos e diversos. Gosto de relaxar com amigos e conhecer um amplo leque de pessoas. Pessoas diferentes podem enriquecer muito nossas vidas”, disse.
Enquanto Leão 14 se apresentava aos fiéis na praça de São Pedro, ali pertinho estavam em ação outros bons jogadores de tênis. Justamente na semana do conclave, está em andamento o prestigiado Torneio de Roma. Logo após o anúncio do novo papa, sua imagem foi exibida no telão da quadra central do Foro Italico.
Já nos Estados Unidos, torcedores brincavam nas redes sociais procurando se associar à figura do primeiro sumo pontífice norte-americano. Circulava a informação de que ele seria um apoiador do Chicago Cubs, equipe de beisebol, mas os fãs do New York Yankees apontavam que Robert Prevost é conhecido em Roma como “Latin Yankee”.
Seu anúncio como papa também empolgou aqueles que sonham com o título do New York Knicks na NBA, a liga norte-americana de basquete. O time atual tem como peças-chave atletas oriundos da Universidade Villanova, casos de Jalen Brunson, Josh Hart e Mikal Bridges, e vem sendo chamado de Villanova Knicks.
Leão 14 é formado em matemática em Villanova, o que foi apontado como um sinal. “Os Knicks vão até o fim!”, celebrou um torcedor. “É para ser!”, emendou outro. Os Knicks obtiveram duas surpreendentes vitórias fora de casa e lideram por 2 a 0 a série melhor de sete contra o Boston Celtics nas semifinais da Conferência Leste.