A Lei dispõe da prevenção nas unidades educacionais públicas e privadas de Manaus – Foto: Guilherme Corrêa / Assessoria de Comunicação do vereador

O assunto sempre foi tratado com responsabilidade e compromisso pelo vereador Luis Mitoso (PTB), tanto que o tema foi objeto da Lei Municipal nº 2.040/2015, de sua autoria, que dispõe sobre medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais.

“É uma forma de agregarmos ao “Setembro Amarelo”. A lei estabelece o envolvimento tanto dos professores e alunos, como também dos pais, da sociedade e de instituições públicas e privadas em ações de orientação e apoio aos estudantes por meio de palestras, rodas de conversa, debates e outras ações”, disse.

O parlamentar ressalta que o suicídio é um fenômeno multifatorial, ou seja, são vários elementos envolvidos que levam à decisão de uma pessoa tirar a própria vida, como: dor, humilhação e sofrimento.

“Bullying e suicídio andam juntos. Minha lei vem trazer a necessidade de uma articulação de setores e saberes para ações de prevenção bem sucedidas. Além disso, o tema não pode ser tratado como tabu, considerando a alta no número de pessoas que tiram a própria vida”, esclarece o vereador.

Luis Mitoso também é autor da Lei nº 2.104, que institui no calendário oficial da Cidade de Manaus o “Março Laranja”, mês de prevenção ao bullying escolar.

Dados – O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho.

Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios.