O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou, nesta quinta-feira (16), que vai pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar o também deputado Nikolas Ferreira(PL-MG).
A decisão ocorre após a viralização de um vídeo em que Ferreira critica o anúncio da Receita Federal sobre o monitoramento de transações feitas pelo Pix, medida posteriormente revogada pelo governo federal devido à repercussão negativa.
O vídeo, que ultrapassou 253 milhões de visualizações, critica a gestão econômica do país, incluindo a proposta de supervisionar transações de Pix acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas.
“Vou abrir uma CPI para investigar Nikolas Ferreira e os bolsonaristas que cometeram um crime contra a economia popular. Chega de deixarmos esses bandidos contando mentiras por aí, vamos pra cima! Cobrem os seus deputados”, escreveu nas redes sociais.
Janones busca responsabilizar Ferreira e outros políticos aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro por suposta disseminação de desinformação, o que teria prejudicado a confiança na economia digital e nos mecanismos de controle financeiro.
Polêmica do Pix
A polêmica teve início quando a Receita Federal anunciou o monitoramento de transações realizadas via Pix, com o objetivo de aumentar a fiscalização tributária. A reação negativa do público, exacerbada por vídeos e publicações de políticos como Nikolas Ferreira, levou o governo a recuar da decisão.
Ferreira, em seu pronunciamento nas redes sociais, argumentou que a medida representava um ataque à liberdade financeira dos brasileiros, o que gerou uma onda de críticas sobre o anúncio da Receita nas redes sociais.
Os crimes cibernéticos já mostram há algum tempo o quanto podem ser nocivos ao cidadão e, embora haja meios constitucionais de proteção, é imprescindível...