Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus realiza a 3ª edição do Festival Literário de Manaus (Flim) 2024, com o tema “Entre rios e palavras”, uma homenagem aos 70 anos do Clube da Madrugada, e em memória do escritor Márcio Souza

O Flim 2024 começa amanhã (26) e segue até a quinta-feira (28), das 14h às 21h, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na R. Rio Mar, 1324 – bairro Nossa Senhora das Graças. O evento é uma realização da Fundação Municipal de Cultura e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

Esta edição do Festival Literário de Manaus contará com três convidados nacionais, o romancista Milton Hatoum; a poeta, geógrafa, escritora e cantora Márcia Kambeba; e o escritor roraimense, poeta, contista e dramaturgo Francisco Gomes Alves Gomes, doutor em Literatura e outros 36 convidados locais. Os convidados ministrarão palestras, participarão de mesas temáticas e outras atividades, incluindo 16 performances artísticas. As atividades contarão com intérpretes de libras.

Este ano, o Amazonas celebra os 70 anos do Clube da Madrugada, considerado o mais importante movimento de renovação da literatura e da cultura em geral em Manaus, fundado em 1954. O fato importante será celebrado nesta edição do Flim, com vários escritores “madrugadenses” integrados à programação.

A partir deste ano, o evento terá a homenagem a um escritor amazonense pelo conjunto da obra e relevância cultural e, nesta primeira edição, o escolhido foi o jornalista, dramaturgo, editor, roteirista, gestor cultural, professor, romancista, contista, cineasta e crítico de arte Márcio Souza, que morreu em 12 de agosto deste ano, aos 78 anos, deixando uma vasta obra literária, teatral, televisiva e cinematográfica, além da atuação no jornalismo.

“Com grande satisfação, a Manauscult e o Concultura realizam a 3ª edição do Festival Literário de Manaus, celebrando os 70 anos do Clube da Madrugada e homenageando o inesquecível Márcio Souza. Este evento reflete nosso compromisso em promover a literatura e a cultura amazônica, destacando o talento de nossos escritores e fortalecendo o acesso à arte e ao conhecimento em nossa cidade”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, afirmou que esta terceira edição demonstra que o Festival Literário de Manaus já está consolidado como um evento anual no calendário cultural da cidade, contribuindo, decisivamente, para ampliar e promover o segmento literário na cidade de Manaus. “Por meio do fomento do gosto pela leitura e do diálogo com os escritores locais, regionais e nacionais, e divulgar os autores e obras da tradição literária amazônica, amazonense e manauara”, disse o presidente.

Neilo destacou que a escolha do homenageado, Márcio Souza, se deu em decorrência de sua morte recente, o que representou uma perda inestimável para a cultura do Amazonas. “Entre as suas muitas atividades culturais, ele foi presidente do Concultura. O que mais se destaca na vasta obra de Márcio Souza é justamente o generoso espaço que ele concedeu, em seus livros, para o tema da Amazônia e de Manaus, sendo, portanto, um grande intérprete de nossa terra e nossa gente, na literatura, no teatro e no cinema, na academia e no jornalismo”, ressaltou.

Por meio da realização do Flim 2024, ο Concultura espera que o público leitor seja ampliado e que novos escritores sejam encorajados a escrever e publicar suas obras, corroborando o propósito da Prefeitura de Manaus de promover atividades artístico-culturais em âmbito municipal, contribuindo assim para promover e incentivar essas ações que colaboram para formar o gosto estético, estimular a leitura e a escrita e fomentar a cidadania. Além disso, pretende-se que o público participante tome conhecimento mais aprofundado da história, legado, autores e obras representativas da tradição literária do Amazonas.

Feira de livros

Um espaço especial será disponibilizado aos escritores que quiserem lançar suas obras e realizarem tarde e noite de autógrafos. “Esta é uma estratégia para estimular a produção literária e revelarmos novos talentos”, ressaltou Guedelha.

Paralelamente às palestras e às mesas-redondas, na área externa de convivência, haverá uma feira de livros, durante o período do evento, com as editoras, sebos e livrarias a comercializarem seus acervos para o público participante.

Parcerias

Para atingir os escritores, público leitor, professores, estudantes e demais interessados em literatura, foram buscadas parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Academia Amazonense de Letras (AAL), com apoio da Amazônica Edições e Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic).

Confira a programação

26/11(Terça-feira)

13h: Credenciamento

14h30: Conferência de abertura: “Márcio Souza, legado histórico e literário”

Ministrante: Zemaria Pinto

Mediadora: Miriam Scotti

15h30: Coquetel de abertura

16h: Mesa temática “Poesia que vem do rio”

Convidados: Elson Farias, Celdo Braga e Marcos Frederico Krüger

Mediador: Leonard Christy

17h: Vivências literárias

Mediador: Nelson Castro

Convidados: Gracinete Felinto, Halaíse Asafe, Marta Cortezão

18h: Bate-papo com Milton Hatoum

Convidado: Milton Hatoum

Mediadora: Cássia Nascimento

19h: Lançamento de livros

19h30: Show literomusical

Atrações:

Poesia de SLAM

Djedah

Recital do Clube Literário do amazonas (CLAM)

Arisson Souza

Alunos do Mestrado em Letras da UFAM

Candinho e Inês

27/11 (Quarta-feira)

13h: Credenciamento

14h: Mesa temática “A literatura produzida no Amazonas: desafios e perspectivas”

Convidados: Cacio José Ferreira, Sandra Godinho, Ecila Mabelini

Mediadora: Neiza Teixeira

15h: Mesa temática “A arte literária em tempos sombrios”

Convidados: Marilene Correa, Sérgio Freire e Leonard Christy

Mediadora: Renata Rolon

16h: Bate-papo com Francisco Alves Gomes

Ministrante: Francisco Alves Gomes

Mediadora: Catarina Lemes

17h: Mesa temática “Reflexões sobre o ensino de literatura”

Convidados: Valéria Oliveira, Sonia Maria e Jan Santos

Mediadora: Juciane Cavalheiro

18h: Vivências literárias

Mediador: Nelson Castro

Convidados: Rojjerferson Morais, Vítor Gusmão, Álvaro Smont

19h: Show literomusical

Atrações:

Alunos da Escola Estadual Sérgio Pessoa

Rayane e Camila

As Enluaradas

Vítor França

Danielly Peinado e equipe

Celdo Braga

28/11 (Quinta-feira)

13h: Credenciamento

14h: Mesa temática “Arte literária e políticas culturais”

Convidados: Hercilaine Alves, Wilson Nogueira e Neiza Teixeira

Mediadora: Rita Alencar e Silva

15h: Mesa temática “Clube da Madrugada, 70 anos depois”

Convidados: Elson Farias, Marcos Frederico Krüger e Zemaria Pinto

Mediador: Fabrício Magalhães de Souza

16h: Bate-papo com Márcia Kambeba

Convidada: Márcia Kambeba

Mediadora: Iná Isabel de Almeida Rafael

17h: Vivências literárias

Mediador: Nelson Castro

Convidados: Rafael Neves, Dani Colares, Sílvia Grijó

18h: Mesa de encerramento “Ônus e bônus de ser escritor(a)”

Convidados: Márcia Kambeba e Francisco Alves Gomes Mediadora: Sandra Godinho

19h30: Show literomusical

Atrações:

Corpo de Dança da Liga

Apresentação de arte indígena

Metais de Olinda e Grupo Lets Go

Com informações do Concultura e Manauscult