Dom Tadeu Canavarros é o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e referencial para juventude - Foto: Renan Pinheiro - Assessoria de Comunicação do vereador

O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos), entregou o Diploma de Cidadão de Manaus, ao Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros. A solenidade da entrega da honraria ocorreu na manhã desta sexta-feira (04/08) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ocasião, o parlamentar, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da CMM, homenageou os padres, visto que a solenidade coincidiu com o Dia do Padre, além de Diáconos, irmãs e irmãos por conta do ano Vocacional da Igreja Católica Apostólica Romana.

“Estou vereador do povo de Manaus, independentemente de religião, cor, raça e condição social. No entanto, muito me honra como Cristão Católico, membro da Pastoral Familiar e do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia São José Operário Leste, ter a oportunidade de homenagear Dom Tadeu com o Título de Cidadão de Manaus, além dos Padres, Diáconos, irmãos e irmãs, que entregam suas vidas para evangelizar. Agradeço a Deus por essa oportunidade”, disse Dr. Daniel.

Segundo o vereador, a homenagem a Dom Tadeu é um reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade ao longo destes sete anos.

“Dom Tadeu é um bispo que marca as nossas vidas com sua presença, carisma e aconselhamentos. Além da evangelização, acompanhando paróquias, áreas missionárias, pastorais, movimentos e a juventude, também é ligado às questões sociais. Isso mostra a sua preocupação com o desenvolvimento de nossa cidade”, apontou o parlamentar.

Para o Cardeal Dom Leonardo Steiner (primeiro Cardeal da Amazônia), Arcebispo Metropolitano de Manaus, a honraria ao seu Bispo Auxiliar é merecida.

“É um agradecimento ao serviço pastoral que ele vem desenvolvendo em nossa Arquidiocese. Dom Tadeu atua em uma Região Episcopal bastante grande, que envolve, inclusive, outros municípios. Tem sido muito dedicado e atento, participando das alegrias e dos sofrimentos do nosso povo, é mais do que merecido. Mas também é uma maneira de reconhecer, que quem vem para cá à serviço da Igreja, as nossas comunidades os recebem e os cuidam”, pontuou.

“Sou grato por essa homenagem que acontece na Câmara Municipal. Dom Tadeu reconhece o valor das pessoas e receber este título, é participar intimamente da vida das comunidades e da cidade de Manaus. Além disso, ele é muito bem enculturado a esta realidade, um bispo que sabe ouvir, se colocando primeiro numa atitude de ouvir, depois dar as orientações. O que é muito importante para um pastor”, finalizou o Cardeal da Amazônia.

O Bispo Auxiliar de Manaus, conta que recebe essa honraria com muita alegria e humildade.

Foto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação do vereador

“Receber esse título é motivo de muito orgulho e satisfação, sinto-me profundamente honrado e bastante alegre. Quero enfatizar que recebo esta homenagem com muita humildade, absolutamente consciente, de que essa conquista não é apenas frutos dos meus esforços, mas, da conjunção de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com o ministério episcopal, ao longo de todo esse tempo que tenho estado na cidade de Manaus. Essa homenagem de propositura do vereador Dr. Daniel, nos ajuda a entender duas dimensões. O significado daquilo que é a Casa de Leis, que vai em busca de homenagear aqueles que ajudam a construir a cidade de Manaus, e o segundo elemento, é o agradecimento e constante dedicação que a gente pode ter, de realmente, fazer da nossa cidade um melhor lugar para todos”, afirmou o agora Cidadão de Manaus, Dom Tadeu Canavarros.

“É uma honraria merecida ao Dom Tadeu, pelos relevantes trabalhos que ele vem fazendo na Arquidiocese de Manaus como diretor espiritual, não somente do ECC, mas como Bispo Auxiliar de Manaus, tendo um acompanhamento de perto a todos nós leigos. É um pastor presente, que nos orienta nos caminhos da Igreja. Vemos com bons olhos esse título de Cidadão de Manaus, uma vez que deixa seu lugar de origem e vem cuidar do povo de Deus”, explicou o casal Antônio Arcanjo e Luciana Arcanjo, da Paróquia Divino Espírito Santo, do bairro Coroado que fazem do serviço Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Além da presença dos Bispos, a solenidade contou com a presença de Padres, Diáconos, irmãos(ãs) religiosos, leigos de diversas Paróquias e Áreas Missionárias da Arquidiocese de Manaus, que representam Pastorais, Movimentos, Novas Comunidades e Expressões Juvenis. Além de representações do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Marinha do Brasil, Paróquia São José Operário Leste, Santuário de São José Operário, Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, Inspetoria da Nossa Senhora da Amazônia e Fecomércio Amazonas.

Dom Tadeu Canavarros – De carisma salesiano de Dom Bosco, Dom Tadeu, nasceu no dia 3 de dezembro de 1967 na cidade de Corumbá (MS), cidade onde estudou no Colégio Santa Teresa, local de convivência com os salesianos, que despertou sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba, São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988.

Dom Tadeu foi ordenado Padre em 7 de dezembro de 1996, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS). Fez experiência de estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) na Itália, mas em seguida foi transferido para o aspirantado do Instituto São Vicente, em Campo Grande, assumindo a direção. O Bispo Auxiliar passou por várias experiências, tanto como formador, diretor, pároco e Reitor-Mor de instituições católicas, principalmente nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.

Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, ainda na época de Dom Sérgio Castriani (em memória), que era Arcebispo de Manaus. Após a nomeação do Cardeal Dom Leonardo Steiner em 2019 pelo Papa Francisco, como Arcebispo de Manaus, Dom Tadeu continua como bispo auxiliar.

Com o lema episcopal: “Restaurar todas as coisas em Cristo” (Carta de São Paulo aos Efésios 1:10), atua na Região Episcopal Nossa Senhora dos Navegantes, que envolve 36 Paróquias e Áreas Missionárias nas zonas centro-sul e leste da Capital e os municípios de Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro Castanho.

É o bispo referencial para a juventude do Regional Norte 1 da CNBB, que compreende o Estado do Amazonas e de Roraima, tendo a sede em Manaus. O Regional compreende a Província Eclesiástica de Manaus com as seguintes unidades eclesiásticas: Arquidiocese de Manaus, Diocese de Coari, Diocese de Borba, Diocese do Alto Solimões, Prelazia de Tefé, Diocese de Parintins, Prelazia de Itacoatiara, Diocese de São Gabriel da Cachoeira e a Diocese de Roraima.