No Dia Internacional da Educação, comemorado nesta sexta-feira (24), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destinou R$ 10 milhões em emendas parlamentares à área educacional.
As emendas impositivas do parlamentar foram destinadas à aquisição de modernos laboratórios de informática, compra de computadores, notebooks e equipamentos inovadores, além de televisores, ares-condicionados, mobiliários, custeio de projetos para benefícios aos alunos da capital e interior do estado.
“Temos trabalhado por uma educação moderna para os alunos do Amazonas. Fizemos leis, requerimentos, indicativos e destinamos emendas parlamentares, que foram executadas pelo governador Wilson Lima ao longo dos nossos mandatos no Poder Legislativo para melhorar mais a área educacional do nosso Estado”, disse o deputado João Luiz.
Robotic Teens
No ano passado, o parlamentar participou do Robotic Teens, projeto inovador do Instituto Jatobá, que recebeu emenda parlamentar dele para qualificar os jovens com cursos on-line. O evento contou com a entrega simbólica de kits de robótica para cinco escolas estaduais da capital amazonense, beneficiando aproximadamente 500 alunos da rede pública.
Livros e iniciação científica
O republicano entregou 4.060 de exemplares de livros para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar e com base na Lei nº 4.811/19, que objetiva incentivar a leitura de publicações científicas e livros de autores amazonenses.
João Luiz é autor também da Lei n° 6.768/2024, que institui a pré-iniciação científica no ensino médio no Estado do Amazonas.
Metaverso
Em 26 de março de 2024, foi sancionada pelo Governo do Amazonas a Lei Ordinária nº 6.807, também de autoria do deputado João Luiz, que reconhece o Metaverso como método de ensino. A legislação estabelece ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco eixos: inclusão, educação, capacitação, especialização e pesquisa digital.
Mais Leis e Requerimentos
A Lei Ordinária nº 6.684/2024, que institui o Dia Estadual do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação no Estado do Amazonas é de autoria do deputado João Luiz.
O parlamentar também é autor da Lei nº 5.519/2019, que dispõe sobre a Proteção Integral aos Direitos do Estudante Atleta, a Lei nº 5.782/2022, que institui a Política de Educação Digital nas Escolas Públicas – Cidadania Digital, com o objetivo de realizar ações no sentido de oferecer diretrizes para o uso pedagógico correto da tecnologia dentro do ambiente escolar e a Lei nº 5.206/2020, que institui a política de promoção da educação socioemocional no Amazonas.
O republicano também é coautor das Leis nº 6.445/2023, que dispõe sobre a inclusão do tema educação financeira como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas de ensino do Amazonas, a nº 6.356/2023, que torna obrigatória a definição de horário cívico nas escolas e instituições de ensino público e privado de educação do Estado do Amazonas.
O deputado João Luiz indicou ao Governo do Amazonas, por meio de requerimentos, a reforma/revitalização de diversas escolas estaduais na capital e no interior.
Relações internacionais
Como presidente da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/China da Aleam, o deputado estadual João Luiz assinou um termo de cooperação com a Universidade Zhejiang, em Brasília.
No ano passado, o Núcleo de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Nuriam/Aleam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz, assinou um acordo de cooperação entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para oferecer cursos de Mandarim na Ufam, em Manaus.
Com o Nuriam assinou um Acordo de Cooperação com o Governo de Portugal, por meio da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal, Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa, com o objetivo promover a interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa do Estado do Amazonas e da região Centro de Portugal.