Foto: Sephora Melo / 28 de Agosto

Iniciativa mantém elo familiar e auxilia na recuperação com palavras de incentivo e carinho aos pacientes hospitalizados. O projeto, idealizado pela Ouvidoria do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto , consiste na entrega de cartas escritas por familiares de pacientes internados na unidade.

Com as mudanças das regras nas visitas aos pacientes internados na rede estadual de saúde, para evitar o risco de contaminação pela variante Ômicron, o projeto Carta Solidária foi criado para diminuir a distância entre pacientes e familiares e amenizar a saudade e o sentimento de isolamento.

A diretora do HPS, Júlia Marques, ressaltou que o projeto tem ajudado a transformar a rotina dos pacientes, uma vez que está proporcionando ânimo e colaborando com o tratamento. “Se sentir amado, lembrado, e saber que tem pessoas que torcem por sua recuperação e superação é uma necessidade de todo ser humano. O projeto é um alento e ajuda na celeridade da recuperação do paciente”, destacou a diretora.

Segundo o psicólogo Denys Almeida, a iniciativa permite a proximidade do convívio familiar em um momento delicado e que não se pode estar fisicamente próximo. “O projeto ajuda os pacientes a se sentirem amados e cuidados, tanto pelas famílias quanto pelos trabalhadores do hospital. A carta é um símbolo desse afeto sempre ao alcance dos pacientes”, explicou o psicólogo.

Várias famílias estão participando do projeto, e os pacientes já começaram a receber o apoio e o amor de seus familiares, através de palavras e desenhos feitos por netos, filhos e sobrinhos.

“Um paciente que se sente mais seguro, cuidado e amado tem a tendência a apresentar uma maior adesão ao tratamento e comportamentos mais adaptativos neste período de crise. Além disso, pode diminuir pensamentos de abandono que impactam o emocional dessa pessoa”, afirmou o psicólogo.

Serviço

A Ouvidoria do HPS 28 de Agosto atua para aperfeiçoar o atendimento humanizado na unidade de saúde, ouvindo as necessidades dos servidores, pacientes e acompanhamentos, sugestões, denúncias, reclamações ou elogios sobre o funcionamento dos serviços realizados no hospital.

O objetivo da ouvidoria é ampliar os canais de comunicação com os usuários e funcionários e subsidiar a gestão da unidade. A ouvidoria fica localizada no hospital, na zona centro-sul de Manaus, funcionando com atendimento presencial de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O canal de atendimento virtual é pelo telefone (92) 98418-4265