Com o objetivo de contribuir para os estoques de sangue no Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) promoveu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição da campanha “Vampirão no TCE”, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
A ação conseguiu arrecadar 62 bolsas de sangue e registrar 82 novos cadastros, beneficiando também ao menos 250 pessoas com hemocomponentes derivados das bolsas. A ação já é consolidada como marco solidário no calendário institucional da Corte de Contas amazonense.
A chefe da Divisão de Assistência Social do Tribunal, Etelvina de Andrade, destacou o sucesso da campanha.
“Sabemos que o número de doações efetivas costuma ser menor que o de inscrições, mas fechamos com um resultado muito positivo, especialmente com a participação ativa de doadores frequentes e muitos jovens, como estagiários e aprendizes”, relatou Etelvina.
Para garantir o bem-estar dos doadores, todos receberam um kit de lanche composto por maçã, banana, cereal, suco e iogurte, ajudando na recuperação das energias após a doação.
Marco solidário
A campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de abril e setembro, e conta com intensa mobilização interna.
“Nosso Serviço Social visita os setores com 15 dias de antecedência, enquanto a comunicação interna divulga amplamente por e-mail e pela intranet. Essa iniciativa é um projeto especial da nossa presidente, Conselheira Yara Amazônia Lins, que prioriza tanto a saúde do servidor quanto o bem coletivo”, explicou Etelvina, enfatizando a relevância da parceria com a Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemoam.
Rafaele, estagiária do Tribunal e doadora pela segunda vez, compartilhou sua experiência positiva.
