
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi o convidado da manhã desta quinta (31) do Mais Você. Além de detalhar a política tarifária estabelecida contra o Brasil pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, o político também aproveitou o café da manhã recheado do matinal da Globo e experimentou as famosas coxinhas de Ana Maria Braga.
Antes de destrinchar o assunto político e econômico, ele teceu diversos elogios ao quitute, e descreveu a coxinha como “campeã, impressionante, deliciosa e maravilhosa”.
Na sequência, uma reportagem de Fabricio Battaglini explicou resumidamente como funcionará o tarifaço imposto por Trump: na quarta (30), ele antecipou o anúncio do pacote de tarifas em 35 horas. Agora, os EUA aplicam sobre produtos exportados pelo Brasil 40% de tarifa, adicionados aos 10% já anunciados em abril deste ano.
“Trump disse que ações do governo do Brasil ameaçam a economia, a política externa e até a segurança nacional dos Estados Unidos. Voltou a relacionar o tarifaço à ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado”, detalhou o repórter.
“Trump também citou o ministro do supremo, Alexandre de Moraes, e repetiu que autoridades brasileiras tentam forçar plataformas on-line dos EUA a censurar usuários”, acrescentou.
Alckmin explicou que, atualmente, os Estados Unidos são o segundo maior comprador do Brasil, perdendo apenas para a China. “O país é importante porque ele é o primeiro investidor do Brasil e é pra onde a gente vende mais produtos industriais, manufatura, valor agregado. Quando diz que a tarifa vai ser 50%, você tem que pagar para o governo americano 50% de tarifa para o produto entrar”, comentou o vice-presidente.
A decisão surgiu como uma surpresa e, segundo o político, é totalmente injustificada. “Porque nós vendemos para os EUA, e eles vendem para nós. Eles vendem muito mais para a gente, do que a gente para eles. Reino Unido, Austrália e Brasil são os três países que eles têm superávit na balança”, disparou.
“Dos 10 produtos que eles mais exportam para nós, oito a tarifa é zero, não paga nada para entrar no Brasil. Por isso que é injusto”, revelou.













