Lula publicou a foto em suas redes sociais, com um emoji de bandeira do Brasil como legenda complementar - Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posou com um boné escrito: “O Brasil é dos brasileiros”. A fotografia do momento foi publicada em seu perfil nas redes sociais, nesta sexta-feira, 11, dois dias após o início do embate com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por causa de uma tarifa de 50% imposta ao País.
Bonés com dizeres viraram uma marca registrada das campanhas de Trump às eleições nos EUA. Lá, o republicano costuma usar a peça com a frase “Make America Great Again” ou “Torne a América Grande Novamente”, em tradução livre.
A versão brasileira do boné foi criada no início deste ano, pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação. Na ocasião, parlamentares da base do governo levaram o boné ao Congresso e, depois, a peça foi usada também por Lula.
A foto publicada por Lula foi feita em um evento do qual ele participa nesta sexta, em Linhares (ES), de anúncio do início dos pagamentos do Programa de Transferência de Renda para agricultores familiares (PTR-Rural), benefício voltado à reparação socioeconômica das populações atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão.
É esperado que o presidente brasileiro mencione a taxação de Trump, já que, desde que foi anunciada a nova tarifa, Lula iniciou uma campanha contra a decisão do republicano. O petista concedeu entrevistas a emissoras de televisão, enviou um artigo que foi publicado em jornais internacionais em que menciona tarifas e tem publicado posicionamentos em seus canais oficiais.
No texto, publicado em nove jornais de relevância global, Lula defende o multilateralismo e diz que “tarifaços desorganizam cadeias de valor e lançam a economia mundial em uma espiral de preços altos e estagnação”.
Um dia após os vereadores iniciarem o recesso parlamentar do primeiro semestre na Câmara Municipal de Manas (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) levou...
Durante reunião com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD-PE), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e lideranças da pesca artesanal...