Unidades hospitalares sofrem com a falta de remédios e equipamentos - Foto: Daniel Santos

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam), denunciou novamente o descaso na saúde amazonense, na tribuna do Legislativo Estadual, nesta terça-feira, 27. Entre os problemas mencionados, está a falta de remédios e equipamentos nos hospitais de Manaus.

Abandono na Saúde

Na tribuna, Wilker Barreto também deu destaque a um vídeo gravado em maio deste ano, que voltou a circular nas redes sociais. Na mídia, uma jovem deu à luz no chão da recepção da maternidade Ana Braga. Para o parlamentar, essa é mais uma prova do abandono na saúde. Em resposta ao vídeo, em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alegou que o fato aconteceu em 27 de maio e que a paciente chegou à maternidade em início de trabalho de parto, sendo atendida pela equipe médica.

O deputado destacou que esteve fiscalizando a maternidade no dia 12 de março de 2024. Na ocasião, encontrou um cenário alarmante: estoque crítico de insumos e medicamentos, servidores terceirizados há sete meses sem receber, e sacos de lixo espalhados pelos corredores, aumentando, significativamente, o risco de contaminação e comprometendo a saúde de pacientes e funcionários.

Wilker Barreto reforçou a denúncia afirmando que o vídeo demonstra a realidade atual da maternidade.

“Hoje, a realidade é a mesma que vi no dia 12 de março, quando fiscalizei a unidade. Presenciei abandono, sujeira, falta de medicamento e falta de cuidado com a nossa população. Até hoje, medidas não foram tomadas, quando você se cala para essas situações, é conivente com o que está acontecendo. Quando você está na função pública, não importa o cargo, você tem o dever de representar”, afirmou o deputado.

Problemas em outras unidades hospitalares

Além da Maternidade Ana Braga, o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Hospital Universitário Francisca Mendes também estão entre as unidades que sofrem com a falta de estrutura da Secretaria de Estado de Saúde, conforme diversas denúncias recebidas pelo deputado Wilker Barreto, por meio de suas redes sociais. O Hospital do Coração é outro que está sem termômetros e sem painel de saturação na UTI semi-intensiva, equipamento vital para monitorar a quantidade de oxigênio no sangue dos pacientes.

Diante dessa situação, Wilker Barreto informou que irá encaminhar um relatório detalhado de sua fiscalização na maternidade para auxiliar a Defensoria Pública nas investigações.