Animal nelore Viatina-19 FIV Mara Móveis, que bateu recorde em leilão - Foto: nelorehro no instagram

Há três meses nasceu o primeiro clone da Viatina, a segunda vaca mais cara do Brasil, avaliada em R$ 21 milhões. A bezerra recebe cuidados em uma clínica que fez a clonagem, porque o processo apresenta um grande risco nos primeiros meses de vida.

Com três donos, o clone da Viatina nasceu na Geneal, empresa de clonagem em Uberaba, e deve ser entregue aos criadores em breve. Segundo o Globo Rural, um dos médicos responsáveis pelo processo disse que a réplica é muito parecida com a Viatina jovem, com a mesma beleza racial.

A Viatina original nasceu em Nova Iguaçu de Goiás (GO), como parte do plantel do Nelore Mara Móveis. Logo após o nascimento da vaca, há cinco anos, já foi possível verificar que se tratava de um animal diferenciado pelo seu biotipo.

Em 2023, a Viatina entrou para a história como a mais cara do mundo, porém em novembro do ano passado perdeu o trono no Guinness para Carina FIV do Kado (R$ 24 milhões).

Clonagem

A clonagem é vista por alguns pesquisadores como uma alternativa para salvar animais ameaçados de extinção. Esse processo continua sendo um muito complexo, com resultados nem sempre satisfatórios.

Além do DNA do animal a ser clonado, o processo depende também de um óvulo adequado para receber o embrião e da escolha do receptor para gestar o clone.

Além disso, a expectativa de vida de clones frequentemente é baixa, ou seja, eles vivem menos tempo do que os demais indivíduos. Eles também apresentam deficiências e não são aptos para se reproduzir.

*Com informações de Terra