Animal nelore Viatina-19 FIV Mara Móveis, que bateu recorde em leilão - Foto: nelorehro no instagram
Há três meses nasceu o primeiro clone da Viatina, a segunda vaca mais cara do Brasil, avaliada em R$ 21 milhões. A bezerra recebe cuidados em uma clínica que fez a clonagem, porque o processo apresenta um grande risco nos primeiros meses de vida.
Com três donos, o clone da Viatina nasceu na Geneal, empresa de clonagem em Uberaba, e deve ser entregue aos criadores em breve. Segundo o Globo Rural, um dos médicos responsáveis pelo processo disse que a réplica é muito parecida com a Viatina jovem, com a mesma beleza racial.
A Viatina original nasceu em Nova Iguaçu de Goiás (GO), como parte do plantel do Nelore Mara Móveis. Logo após o nascimento da vaca, há cinco anos, já foi possível verificar que se tratava de um animal diferenciado pelo seu biotipo.
Em 2023, a Viatina entrou para a história como a mais cara do mundo, porém em novembro do ano passado perdeu o trono no Guinness para Carina FIV do Kado (R$ 24 milhões).
Clonagem
A clonagem é vista por alguns pesquisadores como uma alternativa para salvar animais ameaçados de extinção. Esse processo continua sendo um muito complexo, com resultados nem sempre satisfatórios.
Além do DNA do animal a ser clonado, o processo depende também de um óvulo adequado para receber o embrião e da escolha do receptor para gestar o clone.
Além disso, a expectativa de vida de clones frequentemente é baixa, ou seja, eles vivem menos tempo do que os demais indivíduos. Eles também apresentam deficiências e não são aptos para se reproduzir.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...