Último Corolla produzido em Indaiatuba SP - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Após 28 anos de história, a fábrica da Toyota na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, se despediu oficialmente da produção do Corolla. No último sábado (20), o último exemplar do sedã saiu da linha de montagem em meio a uma celebração especial organizada pela montadora, com direito a desfile em tapete vermelho e homenagem aos funcionários que fizeram parte dessa trajetória.
O momento simbólico emocionou colaboradores e marcou o início da contagem regressiva para o fechamento definitivo da planta, previsto para o dia 30 de junho.
Uma despedida carregada de simbolismo
O último Corolla produzido na unidade foi apresentado aos trabalhadores durante uma cerimônia interna. Em imagens divulgadas nas redes sociais, o veículo percorre um tapete vermelho enquanto recebe aplausos dos funcionários, encerrando um ciclo que ajudou a consolidar a presença da Toyota no mercado brasileiro.
A fábrica de Indaiatuba foi inaugurada em 1998 e se tornou a segunda unidade da montadora no Brasil. Ao longo de quase três décadas, mais de 1 milhão de unidades do Corolla foram produzidas no local.
Transferência para Sorocaba
Com o encerramento das atividades em Indaiatuba, a fabricação do tradicional sedã passará a ser realizada em Sorocaba (SP), onde a Toyota prepara uma nova unidade industrial.
Em 2024, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região fechou um acordo com a empresa para definir a transferência de trabalhadores para outras plantas ou a adesão a programas de desligamento voluntário. No auge das operações, a unidade chegou a empregar cerca de 1,5 mil pessoas.
Legado de inovação
Além da importância econômica para a região, a fábrica de Indaiatuba também entrou para a história da indústria automotiva ao produzir os primeiros veículos híbridos flex do mundo, segundo a própria montadora.
O legado da planta vai além dos números: ela acompanhou diferentes gerações do Corolla, um dos carros mais vendidos do país, e participou diretamente da transformação tecnológica do setor automotivo brasileiro.
Nova fase da montadora
A Toyota informou que a nova fábrica em Sorocaba será inaugurada em novembro deste ano. A unidade fará parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões anunciado pela empresa para o Brasil até 2030.
Além de produzir novos modelos e veículos com tecnologia híbrida, a expectativa é que a nova planta gere cerca de 2 mil empregos, marcando uma nova etapa da expansão da montadora no país.
A esposa de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fernanda Bolsonaro, partiu em defesa do senador após a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicar um vídeo em que...
Os novos membros da equipe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ganharam o palco da Estação do Turismo nesta quarta-feira (24/06), em...