“Ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, disse Trump - Foto: Win McNamee / Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que irá falar com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “em algum momento, mas não agora”, em pronunciamento a jornalistas, nesta sexta-feira, 11.

Na quarta-feira, 9, o Trump enviou uma carta a Lula anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A previsão é que a nova taxa passe a entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Questionado, Trump disse achar que Lula “está tratando o presidente Bolsonaro de forma muito injusta”, e que já negociou com o brasileiro anteriormente. “Ele é um bom negociador. Posso te falar que ele é um homem muito honesto e ama o povo brasileiro”, disse.

Essa não foi a primeira vez que Trump defendeu Bolsonaro. O presidente norte-americano fez publicações nas redes sociais sobre o assunto. Ele afirmou em um post que Bolsonaro deveria ser “deixado em paz” e indicou que ele está sendo alvo de perseguição, usando o termo “caça às bruxas” para falar sobre o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

Após as afirmações de Trump, Lula afirmou que “o Brasil é um país soberano” e que o país “não aceitará ser tutelado por ninguém”.

O presidente braileiro também defendeu o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe no 8 de janeiro de 2023, dizendo que a ação é de competência exclusiva da Justiça brasileira, e “não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.

*Com informações de Terra