Os testes de gravidez de farmácia são amplamente utilizados por mulheres que buscam uma resposta rápida e acessível sobre uma possível gestação. Mas até que ponto esses testes são realmente confiáveis? A maior parte dos fabricantes afirma que, quando utilizados corretamente, a precisão pode chegar a 99%, mas há fatores que podem interferir no resultado.
O supervisor farmacêutico da rede Santo Remédio, Jhonata Vasconcelos, explica que a eficácia do teste depende de alguns cuidados essenciais. “O ideal é realizar o teste a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Se feito antes desse período, a quantidade do hormônio hCG pode ser insuficiente para ser detectada, levando a um falso negativo”, alerta.
Os testes de farmácia funcionam identificando a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. Esse hormônio é produzido pelo organismo após a implantação do embrião no útero, o que ocorre geralmente entre seis e dez dias após a fecundação. Por isso, realizar o exame muito cedo pode resultar em um falso negativo.
Ainda que raro, um falso positivo também pode ocorrer. Vasconcelos explica que algumas condições de saúde, como cistos ovarianos, abortos recentes ou o uso de medicamentos que contenham hCG, podem interferir no resultado. “Por isso, sempre recomendamos que, em caso de dúvida, a mulher busque um exame laboratorial para confirmação”, enfatiza o farmacêutico.
Um dos exames confirmatórios da gestação é a ultrassonografia, mas a opção de farmácia pode ser especialmente importante para casos em que a mulher precisa de uma confirmação mais rápida. “Em alguns casos, quando há náuseas e outros sintomas aparentes, é importante saber se há uma gravidez confirmada, até mesmo para administrar os medicamentos corretos”, pontua o profissional.
Procedimento
Outro fator determinante para a confiabilidade do teste é seguir corretamente as instruções de uso. Neste ponto, Varconcelos lembra que é possível pedir orientações ao farmacêutico durante a aquisição do teste ou até verificar se o estabelecimento realiza o procedimento.
“Na Santo Remédio, é possível realizar o exame Beta HCG no espaço Farma + Clinic, com o acompanhamento de uma farmacêutica credenciada. Ela garantirá que todos os passos sejam tomados corretamente, aumentando a precisão do resultado. Além disso, pode fornecer as primeiras orientações em caso de um resultado positivo”, afirma ele.
Se a paciente optar por realizar o teste sozinha, o farmacêutico reforça a importância de seguir as instruções do fabricante, especialmente em relação ao tempo de leitura do resultado. Ultrapassar esse prazo pode levar ao surgimento de uma linha de evaporação, que pode ser confundida com um resultado positivo.
“A qualidade do teste também deve ser considerada. Optar por marcas reconhecidas e certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduz os riscos de erros. Além disso, checar o prazo de validade e armazenar o teste corretamente são medidas que garantem maior precisão”, ressalta o farmacêutico.
A Embrapa e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) firmaram um acordo inédito para implementar um sistema de rastreabilidade eletrônica do...