Em reconhecimento ao bom desempenho em transparência pública, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) premiou, na manhã desta quinta-feira (18), órgãos estaduais e municipais que se destacaram no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A solenidade reuniu representantes dos três Poderes, instituições de controle, gestores públicos e autoridades convidadas no auditório da Corte de Contas.
O PNTP é uma iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) para avaliar e melhorar a transparência ativa dos portais de órgãos públicos no Brasil usando uma metodologia padronizada para verificar se informações sobre gastos e gestão são claras e acessíveis ao cidadão, fortalecendo o controle social e a democracia.
Ao abrir o evento, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou que a transparência vai além de uma exigência legal e representa um compromisso ético com a sociedade. Em seu pronunciamento, ela ressaltou que a publicidade dos atos públicos é essencial para o fortalecimento da democracia e da confiança nas instituições.
“Vivemos em uma República, e, em uma República, não há o privilégio do mistério. Tudo aquilo que diz respeito à gestão dos recursos públicos deve estar sujeito ao escrutínio da sociedade. Quanto mais o cidadão conhece, acompanha e fiscaliza, mais fortes se tornam as instituições”, afirmou a presidente.
Yara Amazônia Lins também enfatizou que os resultados alcançados pelo Amazonas refletem um esforço coletivo e contínuo das instituições públicas para ampliar o acesso à informação e aprimorar a gestão pública. Segundo ela, a transparência é o ponto de partida para o fortalecimento de outros princípios constitucionais, como a legalidade, a moralidade e a eficiência.
Resultados e premiações
Ao todo, foram avaliados 134 portais de transparência, correspondentes a 134 unidades gestoras do Amazonas. Desse total, 10 órgãos conquistaram certificação, distribuída entre os selos Diamante, Ouro e Prata. Com esse desempenho, o Amazonas alcançou índice geral de 92,90% de transparência, reconhecimento conferido pela Atricon.
O Tribunal de Contas do Amazonas e o Governo do Estado foram destaque ao atingir 100% de transparência. Ambos obtiveram o Selo Diamante pelo desempenho elevado, juntamente da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (97,34%), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) (96,41%) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (95,51%). A instituição Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) alcançou índice de 92,90%.
O Selo Ouro foi concedido à Prefeitura Municipal de Manaus (85,94%) e à instituição Processamento de Dados do Amazonas – Prodam (92,90%).














