Amazon Desert Rally alerta para a situação dos rios da Amazônia (Foto: Reprodução)

A Stock Car Pro Series lançou, nesta quinta-feira (18), o Amazon Desert Rally. A iniciativa pretende chamar a atenção para a crise ambiental nos rios da Amazônia e reforçar o compromisso da categoria com a sustentabilidade ambiental.

O mote do projeto é “Não patrocine essa corrida“. A iniciativa destaca a seca na Amazônia não apenas pelo abastecimento de água, mas também por afetar outras atividades, como pesca e transporte. Estudos apontam que o impacto duplo de desmatamento e aquecimento global sobre o bioma pode levar a transformações irreversíveis até 2050 e que o cenário precisa mudar até 2020, considerado um “ponto de não retorno” para rios, floresta e vida selvagem.

“Você já parou para pensar de onde veio a madeira dos móveis que tem em casa, como a cadeira em que está sentado? Muitas vezes, não nos damos conta da responsabilidade que temos como consumidores e como sociedade em geral” disse Fernando Julianelli, diretor-executivo da Vicar, empresa promotora do campeonato.

“Se você combater o uso dos recursos amazônicos, mesmo que seja só na sua casa, já ajudará a preservar a floresta – daí o nosso slogan, ‘Não patrocine essa corrida’. É por isso que todas as etapas da Stock Car têm as emissões de carbono zeradas. E muitas outras ações ainda estão por vir”, acrescentou.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Stock Car mostra uma tribo indígena correndo com carros por um rio seco da Bacia Amazônica. No fim, eles apontam que não querem um rali na região, pois a região que tem sido lar deles há anos pode desaparecer. Somente nos estados de Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, 142 mil hectares de desmatamento ilegal foram identificados durante uma pesquisa da revista Nature, representando uma área equivalente à cidade de São Paulo.

“Um rali sempre nos remete a uma aventura. Aventura em que a natureza deve ser a protagonista. Sem florestas ou rios fluindo, a frieza do aço será o nosso destino, e de quem virá”, afirmou Paulo Mourinho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Stock Car volta às pistas nos dias 20 e 21 de abril, em Interlagos (SP), com a terceira etapa do campeonato em 2024.

Com informações do Grande Prêmio