Carro alegórico do Salgueiro que chamou a atenção para a crise humanitária do Povo Yanomami no desfile de Carnaval na Sapucaí (Foto: Stephanie Rodrigues / g1)

Terceira escola a desfilar pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2024, o Salgueiro apresentou o enredo “Hutukara” – que na língua yanomami significa “o céu original a partir do qual se formou a terra”. O enredo pede atenção e justiça para o povo Yanomami. A letra relembra a crise humanitária na terra indígena: “Você diz lembrar do povo Yanomami/Em 19 de abril/Mas nem sabe o meu nome e sorriu da minha fome/Quando o medo me partiu”.

O último carro da Acadêmicos do Salgueiro levou para a Sapucaí treze lideranças Yanomami. Antes do desfile, o presidente da associação Hutukara, Davi Kopenawa, liderou um ritual religioso de preparo antes de entrar na avenida.

Estavam todos juntos em uma casa e durante a preparação para o desfile, eles se pintaram, cantaram e fizeram rezas. O objetivo era atrair boas energias para o desfile do Salgueiro.

Em entrevista ao g1, o líder indígena Ailton Krenak afirmou que estava emocionado em ver o enredo sobre os Yanomami em sua primeira vez no carnaval da Sapucaí.

“É uma cosmovisão de um povo da floresta traduzido em samba-enredo. Isso consegue afetar milhares de pessoas. É a primeira vez que um samba consegue tratar de uma narrativa integral sobre a criação do mundo e como a gente está lidando com esse planeta Terra em tempos de mudanças climática. Estou muito comovido, é a primeira vez que estou aqui”, afirmou Krenak.

“É uma admiração muito grande vir a Sapucaí, que a maioria das pessoas não costuma viver. Muita gente trata isso só como um evento, mas é a vida das pessoas. É muita doação, as pessoas ficam o ano inteiro produzindo esse evento. É muito bom estar aqui”, completou.

A Salgueiro também levou para o desfile Alessandra Soares, mulher do jornalista Dom Philips, que morreu durante uma expedição no Vale do Javari. Ela estava ao lado da jornalista Sônia Bridi no último carro alegórico da escola.

Apenas David, já tinha vindo ao Rio de Janeiro. Os demais líderes sequer conhecem o mar. A previsão é que eles conheçam a praia nos próximos dias.

Os líderes estão hospedados na casa do presidente do Salgueiro, em Vargem Grande.

Líderes que participam do desfile:

Davi Kopenawa Yanomami, xamã e presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY)
Dário Kopenawa Yanomami, vice-presidente da HAY
Joseca Mokahesi Poroaunahikitheri – artista
Ehuana Yaira Yanomami – artista
Morzaniel Iramari Aranariutheri – cineasta Yanomami
Manoel Yanomami – xamã
Pedrinho Yanomami – professor Yanomami
Geraldo Kuisiteri – diretor da HAY
• Otávio Ironasiteri Yanomami
Carlinha Lins Santos – presidente da Amyk
Julião Komixipiweitheri Yanomami
João da Silva Figueiredo – presidente da Associação Yanonami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA)
Júlio Ye’kwana – presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana (SEDUUME)

Com informações do g1