Devido ao crescimento de ocupações irregulares em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou que o poder público realize uma força tarefa para conter o crescimento desordenado de comunidades em vários bairros da cidade.
De acordo com o Fórum Amazonense de Reforma Urbana, núcleo estadual da Campanha Despejo Zero e Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), o número de ocupações irregulares, aumentou significativamente em Manaus, saindo de 40 em 2022, para ao menos 68 até abril de 2024. Além dos problemas ambientais, as ocupações também ameaçam a segurança pública, tendo em vista que os espaços são dominados, em muitos casos, por facções criminosas.
Guedes denunciou a existência de ocupações irregulares que se instalaram no bairro Tarumã e cobrou medidas efetivas da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Polícia Ambientql e Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA).
“Sabemos que as pessoas que residem em ocupações irregulares são famílias de baixa renda e é primordial que elas sejam retiradas dessas áreas, que acima de tudo, são de risco e não oferecem bem estar social ao cidadão! Mas, o poder público precisa unir forçar e impedir que as ocupações se expandam ainda mais e novas sejam formadas em bairros da capital, as ocupações ameaçam o crescimento urbano da cidade e isso é muito perigoso. É necessário uma força tarefa de todos para conter esse cenário”, declarou.
Um motociclista italiano de 48 anos morreu após ser atacado por uma ursa na estrada Transfăgărășan, região dos Cárpatos, na Romênia.
Ele viajava com um...