O prefeito de Manaus, Renato Junior, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Madson Rodrigues, lançou, nesta quinta-feira, 7/5, a operação “Tapa-Buracos”, ampliando os serviços de recuperação viária na capital, que será reforçada pelas ações de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). A ação é considerada essencial para a preservação da malha viária, garantindo a manutenção contínua de ruas e avenidas e evitando o agravamento de danos estruturais no pavimento.
Durante o lançamento, ocorrido na travessa Billy Graham, no bairro Cidade Nova, o prefeito destacou que o planejamento é estratégico e abrange toda a cidade. “Na verdade, nós não começamos apenas pela zona Norte; estamos lançando o programa na zona Norte, mas estaremos em todas as zonas da cidade, prioritariamente nas zonas Norte e Leste, devido à quantidade de buracos existentes nessas áreas onde iremos atuar”, afirmou Renato Junior.
A iniciativa conta com 21 frentes de obras e cerca de 150 trabalhadores diretamente envolvidos na recuperação asfáltica, um efetivo que reúne servidores da Seminf e também da Semulsp. A estrutura mobiliza, ainda, aproximadamente 100 máquinas e equipamentos. “Nós vamos dobrar a quantidade de asfalto em todos os distritos de obras. Vamos trabalhar com mutirões entre a Seminf e a Semulsp para fazer o tapa-buracos em todos os bairros de Manaus”, informou o prefeito.
Desafio das chuvas
O prefeito acrescentou que o período do inverno amazônico é um desafio para os serviços, mas a operação seguirá aproveitando as janelas de clima seco. “Estamos começando a operação ‘Tapa-Buracos’ mesmo sem o verão ter chegado ainda. Mesmo no inverno, porque, quando a chuva der trégua, durante a noite ou durante o dia, nós estaremos com nossas equipes nas ruas”, garantiu.
O secretário da Seminf, Madson Rodrigues, ressaltou que o cronograma de obras prevê soluções definitivas, conforme a estabilidade climática, com serviços de pavimentação e recapeamento. “Essa operação hoje é um tapa-buracos em todas as zonas da cidade. Quando chegar o verão, de fato, iniciaremos o processo de recapeamento”, explicou o secretário.
Tecnologia
A gestão municipal também aposta em inovação para aperfeiçoar os resultados da operação “Tapa-Buracos” com um novo veículo que começa a ser implantado. “Estamos começando um novo momento com um equipamento chamado TBR. É um caminhão novo que ainda não temos em quantidade total em Manaus; temos dois, mas chegarão pelo menos mais seis, e vamos criar uma modalidade nova de tapa-buracos”, detalhou.
Os veículos TBR são destinados à execução de serviços de manutenção corretiva de pavimentos asfálticos, compreendendo aquecimento, armazenamento, transporte e aplicação de mistura asfáltica para operação de tapa-buracos.
Além da execução direta da recuperação viária, o prefeito afirmou que tomará medidas contra intervenções externas realizadas pela concessionária Águas de Manaus. “Iremos autuar e multar a empresa até que ela se conscientize de que precisa ter responsabilidade com o povo de Manaus. A gente faz um asfalto de pavimentação espessa e a concessionária rasga e faz um serviço precário, um ‘papirusinho’, aquele asfalto fino; é isso que vamos começar a autuar”, pontuou.
O pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu agenda nesta sexta-feira (12), na zona rural da capital, em reunião...
Os animais de estimação também terão espaço garantido na programação junina deste fim de semana do Shopping Manaus ViaNorte, na zona Norte da capital....