Com foco na inclusão social e geração de renda, o projeto Padaria Artesanal, criado pelo Governo do Amazonas, tem transformado a vida de centenas de famílias por meio da capacitação em panificação artesanal. A iniciativa incentiva e impulsiona a autonomia financeira de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é uma parceria entre Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), com o Governo Federal.
Uma das famílias que teve a vida transformada foi a de Rosiana Alves, de 47 anos. A dona de casa já fazia alguns cursos de qualificação quando uma professora lhe apresentou o projeto.
“Participei de uma das primeiras turmas do projeto quando ele começou no ano passado. Aprendi receitas e aperfeiçoei técnicas. Depois, comecei a vender os pães aqui no bairro, para vizinhos. Isso nos garante uma renda”, conta.
Diariamente, Rosiana vende mais de 200 pães, além de empadas doces e salgadas e também bolos. A fabricação acontece na cozinha de sua casa, no bairro Crespo, zona sul de Manaus. Entre os pães artesanais mais vendidos por ela, estão o pão de cenoura, pão de fubá e o pão de ervas.
Para dar conta da alta demanda, a empreendedora conta com o apoio dos três filhos: Guilherme, de 21 anos; Ana Luisa, de 14 anos; e Ricardo, de 9 anos. Eles aprenderam com as 10 receitas ensinadas no projeto.
“Após o projeto, muita coisa mudou. Comecei a fazer pães todos os dias, a demanda cresceu, estruturei a minha cozinha para atender essas necessidades. Meus filhos aprenderam todas as receitas que aprendi no projeto e hoje me auxiliam na produção dos pães”, disse.
O trabalho da mãe inspirou o filho mais velho, Guilherme, que quer ser empresário no futuro. Ele conta que a persistência da mãe é um exemplo para ele e os irmãos mais novos.
