O deputado estadual Felipe Souza (PRD) apresentou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 501, que visa a proibição do consumo de diversos produtos fumígenos, incluindo cigarrilhas, cigarros, cigarros eletrônicos, vaporizadores, vapes, e-cigarros, entre outros dispositivos eletrônicos para fumar, como cachimbos e charutos, em todo o Estado.
A iniciativa tem como base o crescente reconhecimento dos malefícios do tabagismo, uma das principais causas de doenças preveníveis e mortes em todo o mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes anualmente, sendo que mais de 7 milhões dessas são devidas ao uso direto do tabaco.
A OMS também alerta para o impacto negativo do fumo passivo, que afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas não-fumantes por ano, incluindo crianças e indivíduos com condições de saúde pré-existentes.
O deputado Felipe Souza destaca que, além dos tradicionais cigarros, os cigarros eletrônicos e outros dispositivos para fumar têm se tornado cada vez mais populares, especialmente entre os jovens. No entanto, a percepção de que esses produtos são uma alternativa segura ao tabaco convencional é equivocada. Pesquisas realizadas pela Associação Americana do Coração (American Heart Association) indicam que esses dispositivos contêm nicotina e outras substâncias prejudiciais, que podem causar sérios danos ao coração e aos pulmões.
Ele cita um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) em 2019, que revelou que o uso de cigarros eletrônicos está associado a um aumento significativo no risco de doenças respiratórias, como bronquite crônica e asma.
“O nosso objetivo com este Projeto de Lei é proteger a saúde pública e, especialmente, os grupos mais vulneráveis, como crianças e pessoas com condições de saúde pré-existentes, que são expostas involuntariamente ao fumo passivo”, afirmou o deputado Felipe Souza.
“Este é um passo importante para garantir ambientes mais saudáveis e reduzir o impacto devastador do tabagismo na nossa sociedade”, concluiu.
Projetos foram enviados para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação. A expectativa é de que retornem ao plenário para segunda votação...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...