O Amazonas Shopping segue avançando em suas práticas ambientais, dessa vez com o Projeto Aterro Zero, uma ação de sustentabilidade que visa à destinação correta dos resíduos gerados pelo empreendimento. Em 2024, o shopping alcançou um novo marco, com a destinação correta de 1.486,23 toneladas de resíduos para reciclagem, gerando impactos positivos ao meio ambiente e à economia local.
Entre os materiais processados, os resíduos orgânicos lideraram, com um total de 455,99 toneladas. Outros materiais significativos na coleta foram o papelão, com 421 toneladas; plásticos, com 160,07 toneladas; e óleo vegetal, com 107,13 toneladas. A destinação de resíduos orgânicos, em particular, se destacou com 101,50 toneladas de compostagem, gerando adubo para diversos projetos sociais e ambientais.
A descontaminação de lâmpadas também teve um bom desempenho, sendo 22 toneladas corretamente processadas. Além disso, 58,84 toneladas de entulho e 19,4 toneladas de metais foram encaminhadas para a reciclagem.
Segundo o superintendente do Amazonas Shopping, Rafael Saldanha, o Projeto Aterro Zero é uma das principais ações dentro do conjunto de iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança) que o shopping tem implementado. “Estamos sempre buscando alternativas para reduzir o impacto ambiental do nosso negócio. Estar no coração da Amazônia nos exige um compromisso ainda maior com a preservação do meio ambiente”, afirmou Saldanha.
A coleta de resíduos orgânicos também resulta em um impacto social importante: parte do material processado é convertido em ração animal, que é doada a instituições locais. Além disso, o adubo gerado é encaminhado para a Fazenda da Esperança, que apoia pessoas em recuperação de dependência química.
Conscientização
As ações do Aterro Zero também têm como foco a conscientização ambiental. “A participação dos lojistas e dos clientes é essencial para o sucesso desse projeto. Estamos sempre estimulando a correta separação dos resíduos, para garantir que possam ser aproveitados da melhor forma possível”, completou Saldanha.
O Amazonas Shopping trabalha em parceria com a comunidade e escolas locais, criando um ciclo de sustentabilidade que envolve tanto os colaboradores quanto os consumidores. A horta comunitária do shopping, em parceria com a Escola Municipal Antonina Borges de Sá, utiliza adubo gerado pelos resíduos orgânicos e fornece alimentos para a merenda escolar e para a comunidade do entorno.
Compromisso com a sustentabilidade
O Amazonas Shopping, que integra a rede ALLOS, está alinhado com a proposta do Grupo de se tornar carbono zero ainda este ano. Como uma das líderes em sustentabilidade na Bacia Amazônica, a ALLOS anunciou a antecipação de suas metas ambientais para seus shoppings da região Norte, com foco na COP30, que será realizada em Belém (PA). Esta iniciativa demonstra o compromisso do Grupo com a preservação do meio ambiente e com o futuro sustentável da Amazônia.
Desde 2022, a ALLOS vem implementando uma série de ações para promover a economia circular e aumentar a destinação de resíduos. Em 2024, o Amazonas Shopping alcançou 65% de reciclagem e compostagem de resíduos, um importante passo rumo à meta de 90% em 2025. O gerenciamento de resíduos sólidos, portanto, tem sido uma peça-chave na estratégia da ALLOS para atingir a neutralização de carbono.
A deputada estadual Mayra Dias (Avante) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (12/2) para alertar sobre a crescente violência...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o Ibama nesta quarta-feira pela falta de autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas. Lula...