Foto: Gildo Smith / Semacc

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, no último fim de semana, na escola agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada na BR-174, zona rural, a palestra sobre o manejo e cultivo da maniva, com Nelson de Paula, um dos maiores produtores de mandiocultura do Brasil, com mais de mil hectares plantados no Estado do Paraná.

A palestra faz parte do fomento realizado pela Semacc, por meio do programa “Manaus + Agro”, que entregou, na semana passada, hastes de maniva para 200 agricultores dos polos agrícolas da capital, que estão pela primeira vez recebendo o incentivo municipal.

De acordo com Sinval Nogueira, subsecretário da pasta, o programa de fomento da prefeitura tem o intuito de beneficiar os agricultores e somar as informações técnicas, com isso estima-se uma colheita de 100 toneladas de mandioca.

“A cultura da maniva apresenta grande importância econômica ao Brasil, e Manaus. A iniciativa do prefeito David Almeida, sensível à cultura agrícola, tem apoiado de forma muito responsável o cultivo da maniva, onde mais de 100 toneladas de raízes serão transformadas nos mais diversos subprodutos da mandioca como farinha, goma, pé de moleque e outros derivados. Ganha nosso município, ganham nossos produtores e ganha a população com produtos frescos e produzidos aqui mesmo na nossa região”, enfatizou Nogueira.

Muito feliz em dividir sua experiência de campo com todos os agricultores amazonenses, por meio das técnicas do plantio da maniva e a colheita da mandioca e macaxeira, o palestrante e produtor de mandiocultura, Nelson de Paula, passou conhecimentos sobre manejo e a produção que vêm dando resultados no Estado do Paraná, no qual hoje é um dos maiores produtores dessa cultura no Brasil.

“Foi um dia de muita troca de experiência e conhecimento com todos os participantes. Pude dividir de forma muito positiva as técnicas do plantio e cultivo, desde a maniva até a mandioca sendo colhida. Uma palestra bem profissional e com importantes informações e técnicas que esses agricultores vão poder aplicar aqui no seu plantio. Quero agradecer a oportunidade de estar aqui. Foi muito relevante e todos estavam participativos”, concluiu Nelson Neto.

A Semacc tem incentivado a agricultura familiar em todos os nove polos agrícolas da capital. Somente nessa primeira etapa da entrega e fomento da maniva, mais de cinco hectares começam a receber a cultura, com o propósito de colher mais 100 toneladas da raiz de mandioca, gerando mais e, além disso, o fomento também oportuniza que o município tenha manivas, sementes de extrema qualidade para serem fornecidas aos produtores na próxima colheita, garantindo assim o acesso a esse insumo, que está em falta no mercado.