Com o tema “Imersão no Reino do Saber”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 28/10, o “Alfashow Sadeam 2025”, no auditório da Semed, localizado na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. O evento contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, entre educadores e 420 crianças do 2º ano do ensino fundamental. A programação foi dividida em dois momentos, manhã e tarde, e transmitida ao vivo pelo canal oficial da secretaria no YouTube.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, reforçou que a gestão tem como foco a educação na idade certa, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por esse motivo, todas as atividades desenvolvidas pela pasta buscam despertar o interesse das crianças até os 7 anos de idade.
“O prefeito David Almeida lançou esse desafio para que trabalhemos com nossas escolas de forma lúdica e criativa. As professoras têm se dedicado muito, preparando materiais pedagógicos coloridos e atrativos, específicos para esse momento tão importante da aprendizagem das crianças. Hoje, realizamos esta linda programação do ‘Reino do Saber’, com a aula ‘Alfashow’, proporcionando um momento de encantamento e diversão”, destacou o secretário.
Coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege), a ação tem como objetivo transformar a aula “Alfashow”, voltada ao Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), em um verdadeiro espetáculo pedagógico de alfabetização.
A proposta combina aula-show e gincana, com foco nos descritores de língua portuguesa e matemática, promovendo uma aprendizagem dinâmica e motivadora.
Para o diretor do Dege, Anézio Mar, o evento representa um momento essencial para o desenvolvimento das crianças do 1º e 2º ano, que estão em processo de alfabetização. “Esta ação promove uma aprendizagem diferenciada, estimulando nossos estudantes a desenvolverem habilidades e competências essenciais. O ‘Alfashow’ busca apresentar, de forma lúdica, conteúdos de língua portuguesa e matemática, tornando o aprendizado mais significativo. Além disso, esta iniciativa também serve como preparação para a ‘Avaliação Saeb’, que mede justamente o desenvolvimento dessas habilidades nessas áreas”, explicou Anézio.
A iniciativa emocionou os professores como relata Rossiane Aguiar, docente do 2º ano, da escola municipal Catarina Paz, localizada na zona Leste da cidade.
“Transmitimos essa emoção às crianças, e elas se envolveram completamente. Entenderam a importância dos estudos e participaram com alegria, junto com suas famílias. A leitura nos leva a qualquer lugar, e ver nossos alunos vivenciando isso, entrando nesse mundo mágico das histórias, é gratificante demais”, contou a professora.














