Foto: Divulgação / Manauscult

Agentes públicos e privados do setor turístico da capital amazonense, que atuam na criação do “Plano Municipal de Turismo Sustentável e Plano Estratégico de Marketing”, participaram, nesta quinta-feira, 14/9, da 2ª Oficina de Qualificação Profissional dos Serviços e Equipamentos Turísticos, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, reforçou o compromisso do prefeito David Almeida com a cultura manauara, não apenas com a realização de eventos, mas principalmente de políticas públicas de gestão que ficarão como legado para as classes artística e turística de Manaus.

“A meta de governo do prefeito David Almeida é clara e ele vem trabalhando desde o início do mandato para cumpri-la em todos os aspectos, e na cultura, turismo e eventos não seria diferente. Já entregamos o Plano Municipal de Cultura e agora estamos nas discussões para a criação do Plano Municipal de Turismo Sustentável, algo inédito para nossa cidade, que o prefeito entregará em breve para a população”, destacou.

De acordo com a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, esse plano, além de ser um documento inédito, está sendo construído a várias mãos.

“Hoje, realizamos o planejamento das ações de capacitação de qualificação com as entidades que militam na temática. O objetivo é dotar Manaus dessa ferramenta, bem como cumprir com os compromissos de governo do prefeito David Almeida. O plano está sendo construído a várias mãos das entidades do setor de turismo, e por temáticas. Por isso, é importante que todos possam participar na construção desse documento inédito para a capital da Amazônia”, salientou.

O consultor do Sebrae/AM, Daniel Bernardes, destacou a ação assertiva da Manauscult no planejamento, a partir de uma construção conjunta, para o sucesso do Plano Municipal de Turismo.

“Toda cidade turística que se preza, tem um planejamento a ser seguido, mas todo plano, para que dê certo, precisa ser construído de forma participativa. Uma coisa é elaborar um plano a partir de um gabinete e, outra coisa é elaborar a partir do público que vai ser beneficiado com ele. Essa iniciativa da Manauscult em parceria com o Sebrae/AM foi fundamental para que possamos colocar a necessidade do público que vai ser impactado por esse plano, pois quando ouvimos a base, a possibilidade de sucesso de plano é muito maior”, justificou.

Oficinas

No total, a Manauscult, em parceria com o Sebrae/AM, vai oferecer cinco oficinas, cada uma com um tema específico. A primeira tratou sobre o “Mapeamento da Infraestrutura Básica e Turística”.

A segunda, realizada nesta quinta-feira, foi sobre a “Qualificação Profissional dos Serviços e Equipamentos Turísticos”. Já a terceira oficina vai discorrer sobre a “Gestão da Informação e Monitoramento, Informação ao Turista”. Na quarta oficina, os participantes discutem sobre “Promoção e Captação de Investimentos, Gestão de Eventos Geradores de Fluxo Turístico”.

E para fechar o ciclo de oficinas, a quinta vai abordar sobre “Planejamento e Posicionamento de Mercado, Promoção e Apoio à Comercialização”. As datas e horários das demais oficinas ainda serão divulgadas pela Manauscult.