A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), alcançou o marco de 24.653 mudas plantadas de janeiro a abril de 2026. O quantitativo equivale a 61% da meta de plantio estabelecida pelo Executivo municipal para o ano, que é de 40 mil mudas.
A equipe de arborização da Semmas trabalha de segunda-feira a sábado em ações de plantio e de manutenção da arborização pública. A atividade desta quinta-feira, 7/5, foi na avenida Governador José Lindoso, onde foram plantadas mais de cinco mil mudas nos últimos meses.
O prefeito de Manaus, Renato Junior, reforça que a arborização é uma das prioridades máximas da gestão, integrando o desenvolvimento urbano ao respeito ambiental.
“Superar 60% da meta anual logo no primeiro quadrimestre mostra o ritmo acelerado da nossa gestão. Arborizar Manaus é um ato de amor pela cidade. Queremos uma capital que ofereça mais sombra, temperaturas mais amenas e um visual que orgulhe o manauara. Onde havia asfalto e concreto vazio, hoje floresce o futuro da nossa biodiversidade amazônica”.
A capital amazonense está se transformando e quem percorre as principais vias da capital já percebe a mudança na paisagem. O compromisso com o meio ambiente não é apenas um plano no papel, é uma realidade vibrante nos canteiros centrais, praças e áreas antes degradadas e que agora ganham vida com o plantio de espécies nativas.
O trabalho intenso da equipe de arborização da Semmas reflete um planejamento estratégico focado no bem-estar da população e no combate às ilhas de calor, comuns em metrópoles em crescimento.
Para o secretário da Semmas, Fransuá Matos, o sucesso dos primeiros meses deste ano é fruto de uma logística integrada e da dedicação dos servidores.
“Nosso foco não é apenas plantar, mas garantir que essas mudas prosperem. Cada árvore plantada na avenida das Torres, ou em qualquer ponto da cidade é um investimento em saúde pública e na qualidade do ar que nossos filhos e netos vão respirar. Estamos trabalhando de segunda-feira a sábado para que Manaus tenha em sua essência o verde e se torne referência em sustentabilidade urbana”, enfatizou o secretário.
A manutenção segue como pilar fundamental. Além do plantio na avenida Governador José Lindoso, conhecida como avenida das Torres, a Semmas mantém cronogramas rigorosos de irrigação, com uso de caminhões-pipa, adubação e monitoramento para garantir que as novas mudas se tornem árvores robustas nos próximos anos.
O pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, David Almeida, cumpriu agenda nesta sexta-feira (12), na zona rural da capital, em reunião...
Os animais de estimação também terão espaço garantido na programação junina deste fim de semana do Shopping Manaus ViaNorte, na zona Norte da capital....