A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (26/02), o Projeto de Lei nº 241/2024, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (PMN), que estabelece a Política Municipal de Estímulo e Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar Fotovoltaica nas escolas da rede municipal.
O vereador Eduardo Alfaia, que também é vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (COMAGRI) da CMM, explanou a respeito da questão social ligada ao projeto.
“Estamos confiantes, de igual forma, que essa medida beneficiará as comunidades com dificuldades de acesso à energia elétrica, enquanto os alunos poderão usufruir da internet para seus estudos, trazendo impactos positivos para as futuras gerações”, defendeu o parlamentar.
O projeto foi aprovado pelos parlamentares e seguiu para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Projeto – Segundo o vereador, o PL tem como objetivos principais fomentar a sustentabilidade ambiental, racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia, além de ampliar o uso da energia solar em escolas conveniadas do município.
Com a implementação da política, o parlamentar aponta um avanço para a competitividade de Manaus, atraindo empresas e desenvolvendo empreendimentos que utilizem energia solar. Além disso, o uso da energia solar seria uma alternativa viável nas unidades escolares, tendo também como foco reduzir os gastos públicos com energia elétrica.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa e renovável que converte a luz solar em eletricidade, sem emissão de gases poluentes. Ao investir nessa tecnologia nas escolas, conforme Alfaia, Manaus não só economizaria recursos, mas também estimularia a educação ambiental e práticas sustentáveis entre os alunos.
“Com essa iniciativa, estamos também construindo um legado sustentável para os nossos filhos”, concluiu Alfaia.
O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, se reuniu nesta quarta-feira (8), com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do...