O papa Leão XIV poderá se reunir com membros da comunidade LGBTQIA+, que estão na Itália para celebrar o Jubileu, durante audiência no próximo sábado (6).
Isto porque o Pontífice realizará uma audiência jubilar nesta data, a partir das 10h (horário local), conforme calendário divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Vaticano.
No encontro, o Papa recebe todos os peregrinos que estão em Roma para o Jubileu. Desta forma, é também uma oportunidade para os membros da comunidade LGBTQ+ se reunirem com o religioso.
Na última segunda-feira (1º), Robert Prevost recebeu o padre jesuíta americano James Martin, um dos mais ativos na pastoral para as minorias sexuais, e mostrou a mesma mensagem de “abertura e acolhimento” ao público LGBTQ+ que seu antecessor, Francisco, segundo o sacerdote.
Desde que assumiu o trono de Pedro, Leão XIV tem mantido postura discreta a respeito dos católicos LGBTQ+ e ainda não abordou o tema publicamente.
Antes disso, porém, o pontificado de Jorge Bergoglio foi marcado por uma inédita abertura da Igreja Católica a minorias sexuais, inclusive com a autorização para padres e bispos abençoarem uniões homoafetivas, o que rendeu críticas de alas ultraconservadoras do clero ao argentino.