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Apoiadores de Trump invadem Congresso dos EUA

Centenas de manifestantes invadiram o perímetro do Capitólio, sede do parlamento dos EUA e confrontaram a polícia nesta quarta

Uma multidão de apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiu o prédio do Capitólio em Washington, durante a sessão conjunta do Congresso que iria confirmar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro, na tarde desta quarta-feira (6). Por causa disso, a polícia legislativa colocou os prédios do Congresso em lockdown, fechando entradas e saídas.

A sessão foi suspensa até que os manifestantes saiam do prédio. No vídeo abaixo, é possível ver o momento em que centenas de pessoas ultrapassam o perímetro externo e se aproximam do Capitólio.

Após um comício de Trump perto da Casa Branca, milhares de pessoas se dirigiram ao Congresso. O presidente, que afirma ter perdido a eleição por fraudes que até o momento não foram provadas, quer que o vice-presidente Mike Pence, presidente do Senado, descarte os votos do Colégio Eleitoral que confirmaram a vitória de Pence.

Pence, no entanto, publicou uma carta para os congressistas, na qual afirma que cumprirá seu papel constitucional, de contar esses votos. “Vou defender a Constituição, que me impede de exercer uma autoridade unilateral para determinar quais votos podem e quais não podem ser contados”, escreveu ele.

Durante a sessão, o republicano Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, afirmou que não irá votar a favor dos recursos e objeções de membros de seu partido contra os resultados da eleição.

A Biblioteca do Congresso foi esvaziada e fechada ao público. Um pacote com conteúdo desconhecido foi encontrado no local. Além disso, há um túnel na biblioteca que leva diretamente para dentro do prédio do Capitólio.

FONTE: R7

Sine Manaus oferta 48 vagas de emprego nesta quinta-feira (7)

A Prefeitura de Manaus, oferta 48 vagas de emprego em várias áreas de atuação, inclusive a Pessoa com Deficiência (PcD), nesta quinta-feira, 7/1, por intermédio do Sine Manaus. Devido a pandemia da Covid-19, os atendimentos presenciais ainda não estão sendo realizados nos postos do órgão, mas os candidatos interessados nas vagas disponíveis devem enviar o currículo para o e-mail [email protected]. No campo assunto, deve-se colocar o nome da vaga pretendida.

O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site www.gov.br/trabalho, e para concorrer às vagas, deve acessar o site empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro.

O currículo deve estar com os seguintes dados atualizados: números pessoal e secundário, para contato e informações sobre tempo de experiência, caso não seja o primeiro emprego.

Além das vagas de emprego, o Sine Manaus continua prestando seus demais serviços de forma remota. Orientações sobre a validação da CTPS Digital, entrada no seguro-desemprego ou qualquer outra dúvida, são feitas no WhatsApp (92) 99140-0671, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Confira abaixo as vagas ofertadas para esta quinta-feira:

5 vagas – Técnico de Manutenção Eletrônica SMT (Tecnologia de Montagem em Superfície)

Escolaridade – ensino técnico completo em eletrônica;
Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;
Atividades – análise e conserto de defeito de produtos; diagnóstico de produtos e placas retornadas com defeitos do campo.
Enviar currículo com o assunto, “Técnico de Manutenção Eletrônica SMT”

3 vagas – Revisor de Equipamentos (Área de Controle de Qualidade)

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – curso de leitura e interpretação de componentes eletrônicos e experiência com retrabalho.
Enviar currículo com o assunto “Revisor de Equipamentos”

1 vaga – Vendedor Externo

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – conhecimento em rota de venda, mercadinhos, mercearias, padarias, bares e restaurantes. Obrigatório possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria “A” dentro do prazo de validade.
Enviar currículo com o assunto “Vendedor Externo”

6 vagas – Agente de Portaria

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – ter o curso de agente de portaria dentro do prazo de validade, ter curso em excel e possuir disponibilidade de horário para trabalhar;
Atividades – realizar controle de pessoas e veículos, zelar e guardar o patrimônio do cliente.
Enviar currículo com o assunto “Agente de Portaria”

7 vagas – Servente de Obras

Escolaridade – ensino fundamental incompleto;
Experiência – primeiro emprego ou meses na Carteira de Trabalho;
Atividades – executar tarefas auxiliares na construção civil, tais como: escavação de valas, transporte e mistura manual de materiais, arrumação e limpeza de obras, auxiliar os trabalhos dos pedreiros, carpinteiros, auxiliar a montar e desmontar andaimes, armações diversas, incluindo formas.
Enviar currículo com o assunto “Servente de Obras”

15 vagas – Auxiliar de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – meses na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – possuir cursos na área de refrigeração e ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB”, dentro do prazo de validade;
Atividades – auxiliar na instalação, manutenção preventiva e corretiva de sistemas de refrigeração.
Enviar currículos com o assunto “Auxiliar de Refrigeração”

2 vagas – Mecânico de Refrigeração

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – meses na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – possuir o curso de mecânico de refrigeração;
Atividades – realizar montagem, instalação e pôr em funcionamento equipamentos de refrigeração e ar condicionado residencial e comercial, realizar análises, ajustes de performance, detectar e corrigir falhas de origem elétrica e mecânica.
Enviar currículo com o assunto “Mecânico de Refrigeração”

1 vaga – Auxiliar Administrativo – Vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – não é necessária experiência na função;
Requisitos obrigatórios – experiência em rotinas administrativas, ter boa comunicação e organização. Conhecimento em pacote office é um diferencial.
Enviar currículos com o assunto “Auxiliar Administrativo (PcD)”

2 vagas – Atendente de Restaurante – Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo ou cursando;
Experiência – não é necessária experiência na função;
Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade para trabalhar em shopping.
Atividades- atendimento ao cliente, suporte na montagem e dispensação de pratos, higienizar equipamentos e utensílios.
Enviar currículo com o assunto “Atendente de Restaurante (PcD)”

3 vagas – Atendente de Lanchonete – Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD)

Escolaridade – ensino médio completo ou cursando;
Experiência – não é necessária experiência na função;
Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade para trabalhar em shopping.
Atividades – atendimento ao cliente, suporte na montagem e dispensação de pratos, higienizar equipamentos e utensílios.
Enviar currículos com o assunto “Atendente de Lanchonete (PcD)”

1 vaga – Operador de Produção

Escolaridade – ensino médio completo;
Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;
Requisitos obrigatórios – cursos desejáveis: NR12 (Norma regulamentadora 12), NR35 (Norma regulamentadora 35) e metrologia;
Atividades – alimentar a máquina extrusora com matéria-prima, evitando perdas e intervalos de produção, realizar as tarefas indicadas pelo operador e separar produtos defeituosos para amostragem de não conformidade.
Enviar currículo com o assunto “Operador de Produção”

1 vaga – Peixeiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;
Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;
Atividades – responsável pela limpeza, corte e por tratar os peixes, limpeza do balcão de atendimento, montagem de embalagens, controle de validade dos produtos e atendimento ao público.
Enviar currículo com o assunto “Peixeiro”

1 vaga – Açougueiro

Escolaridade – ensino fundamental completo;
Experiência – registrada na Carteira de Trabalho;
Atividades – responsável pela limpeza, corte e pesagem de peças de carne e frios, limpeza do balcão de atendimento, montagem de embalagens, controle de validade dos produtos e atendimento ao público.
Enviar currículo com o assunto “Açougueiro”

*Com informações da assessoria

Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

A informação de que 66,3% dos consumidores estão endividados foi dada hoje pela CNC ─ Foto: Pixabay

Após três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir no último mês de 2020, informou hoje (6) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o crédito deve ganhar destaque na retomada da economia em 2021. “É importante não somente seguir ampliando o acesso aos recursos com custos mais baixos, mas também alongar os prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco da inadimplência no sistema financeiro”, disse, em nota, Tadros, ressaltando que grande parte do crédito ofertado durante a pandemia de covid-19 foi concedido com carência nos pagamentos e deve começar a vencer no início deste ano.

Em relação à renda, as trajetórias do endividamento passaram a apresentar tendências semelhantes em dezembro. Entre as famílias que recebem até dez salários mínimos, o percentual subiu para 67,7% do total, após três reduções consecutivas. Para as famílias com renda acima de dez salários, o indicador aumentou para 60%.

Segundo a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, com o fim do auxílio emergencial, em janeiro as famílias de menor renda que recebiam o benefício precisam adotar maior rigor na organização dos orçamentos domésticos. “O crédito pode voltar a funcionar como ferramenta de recomposição da renda, ainda no contexto de incertezas sobre a evolução do mercado de trabalho”, afirmou Izis.

Inadimplência em queda

Apesar da alta do endividamento, os consumidores continuam conseguindo quitar débitos e compromissos financeiros. O total de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou a quarta redução consecutiva, caindo de 25,7%, em novembro, para 25,2%, em dezembro. Em comparação com igual mês de 2019, a proporção cresceu 0,7 ponto percentual.

Segundo a CNC, a parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permanecerão inadimplentes teve nova retração, passando de 11,5% para 11,2%. Em dezembro de 2019, o indicador havia alcançado 10%.

Com relação aos tipos de dívida, a proporção de brasileiros que utilizam o cartão de crédito voltou a crescer, alcançando 79,4% das famílias – a maior taxa desde janeiro de 2020 – mantendo-se como a principal modalidade de endividamento. Além do cartão de crédito, o cheque especial também aumentou a sua participação entre as famílias endividadas. “Ambas são modalidades associadas ao consumo imediato e de curto e médio prazos”, disse Izis.

FONTE: Agência Brasil

Circulação de veículos na zona Norte sofre alteração

Arte: Leonardo Cruz / Semcom

Duas importantes vias do Conjunto Manoa, zona Norte, terão o sentido de circulação alterado, a partir desta sexta-feira, 8/1, pela Prefeitura de Manaus por intermédio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O objetivo da nova gestão visa ao ganho de mais acessibilidade e trafegabilidade nessas vias, portanto passam a obedecer ao sistema binário a avenida Francisco Queiroz e a rua Pascoal Ranneiri Mazzilli (antiga São Luiz).

A Avenida Francisco Queiroz terá sentido único a partir da avenida Max Teixeira em direção ao conjunto Manoa, já a rua Pascoal Rannieri Mazzilli terá tráfego apenas no sentido Manôa em direção à Max Teixeira. As ruas transversais e locais que ficam entre as duas vias também seguirão o sistema binário, regulamentadas com sinalizações verticais de trânsito indicando o sentido da via e com as legendas pintadas no asfalto, para ordenar o fluxo de veículos no entorno das vias.

“Essa intervenção vai dar mais segurança na circulação e desafogar o fluxo de veículos naquele local. Com a alteração de itinerário, a Prefeitura de Manaus vai melhorar e dar celeridade ao fluxo, além de tornar mais acessível o tráfego na localidade”, afirmou o presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

A alteração do tráfego passa a valer para todos os veículos, incluindo o transporte público e tem o intuito de melhorar a fluidez do trânsito no local. As vias têm fluxo intenso de veículos, principalmente nos horários de pico, sendo acessadas pelos condutores que buscam rotas alternativas de interligação entre as zonas Norte e Centro-sul de Manaus.

Transporte público

As linhas 032, 034, 051, 301, 304, 315, 317, 328 e 443 no sentido Centro, estação de transferência 4 (Parque das Nações) ou Terminal de Integração 3, vão circular na rua Pascoal Ranieri Mazzilli. No sentido para bairro, as linhas irão passar pela avenida Francisco Queiroz. Somente a linha 454, no sentido bairro, terá o seguinte itinerário: segue pela Avenida Francisco Queiroz até dobrar à esquerda na rua Ianomani e, em seguida, novamente à esquerda na rua Pascoal Rannieri Mazzilli, até a rua São Marcos, de onde segue o itinerário normal.

Já as linhas 030, 055 e 329 seguem pela Avenida Francisco Queiroz no sentido bairro e pela rua Pascoal Rannieri Mazzilli, nos sentidos Terminal 3 e Centro.

O projeto elaborado pelo IMMU é mais uma ação da Prefeitura de Manaus para garantir trânsito seguro por meio de intervenções viárias de rápida solução, com grandes resultados.

*Com informações da assessoria

PACs têm novo horário de atendimento à população

Alterações constam na Portaria da Sejusc n° 219/2020 e atendem medidas governamentais para o enfrentamento do novo coronavírus

As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) têm novos horários de atendimento à população, conforme estabelece a Portaria n° 219/2020 da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), publicada na edição do último dia 28 de dezembro no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE).

Com a publicação da portaria, os PACs São José, Sumaúma, ViaNorte e Cidade Leste passam a funcionar, até o dia 10 de janeiro de 2021, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h.

Os PACs Parque Dez, Compensa, Alvorada, Educandos e Galeria dos Remédios funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h; e os situados nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Parintins e Itacoatiara de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Segundo o secretário titular da Sejusc, William Abreu, as medidas atendem ao Decreto n° 43.235, de 23 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o funcionamento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual em virtude da necessidade de estabelecer novas medidas sanitárias propostas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate à Covid-19.

Ainda segundo o titular da pasta, os PACs continuam seguindo todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus estabelecidas pelo Governo do Amazonas e por organismos estaduais, nacionais e internacionais.

Mais detalhes – Ainda sobre a nova portaria, o secretário destaca que ficou definido que, até o dia 10 de janeiro, o horário de funcionamento da Sejusc passará a ser das 8h às 14h. De acordo com ele, a medida se faz necessária para preservar a saúde de servidores que estão no grupo de risco, além de ajudar, com o envio de parte dos funcionários da secretaria, a reforçar as equipes do Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate à Covid-19.

Os serviços, atividades e atendimento relacionados à rede de proteção à criança, ao adolescente em conflito com a lei, ao idoso, à mulher, à Pessoa com Deficiência (PcD) e ao cumprimento dos Direitos Humanos permanecem em funcionamento normal, observados o uso de máscaras de proteção; a higienização frequente das mãos; o uso de álcool gel 70% e demais protocolos de segurança contra o novo coronavírus.

*Com informações da assessoria

Abertas inscrições para alistamento online

Desde o início do ano está aberto o prazo de inscrição para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2021. O prazo iniciou em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A prestação de serviço militar tem duração de 12 meses. As inscrições online podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

Para a inscrição online é necessário ter em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Para quem não tem acesso à internet, a inscrição deve ser feita em uma Junta do Serviço Militar (JMS), mais próxima da sua residência. Nesse caso, o jovem deve apresentar certidão de nascimento ou prova equivalente e comprovante de residência ou declaração firmada por ele.

Casos especiais

Em alguns casos, o alistamento só pode ser feito presencialmente. É a situação do jovem que for arrimo de família, ou seja, o único responsável pelo sustento da família. Nessa situação, o jovem deve apresentar um requerimento pedindo dispensa de incorporação e também apresentar documentos que comprovem sua condição de arrimo.

Outra situação é para os jovens que se enquadrem na condição de pessoa com deficiência. De acordo com o Ministério da Defesa, para solicitar a dispensa o “portador de necessidade especial física aparente, entregará requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças”.

Caso a pessoa não tenha condição de comparecer à JSM por incapacidade absoluta, ele poderá ser representado por tutor ou curador.

Nome social

A legislação prevê ainda a a possibilidade de o jovem se alistar com o nome social. Nesse caso, o jovem deve se dirigir à junta militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social, disponível neste endereço.

Para quem mora no exterior, é necessário dirigir-se à repartição consular com certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

A seleção dos jovens para ingresso nas Forças Armadas ocorre no período de 1º de julho a 28 de outubro. A primeira etapa é um teste de conhecimentos gerais, seguido de exames médicos e psicotécnicos. Após o resultado, os jovens podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. Caso seja dispensado, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário.

FONTE: Agência Brasil

CONFIRA O TEMPO NESTA QUARTA-FEIRA

FONTE: CLIMATEMPO

Estoque de sangue do Hemoam é crítico e doadores são convocados

Com o baixo comparecimento de doadores nos primeiros dias do ano, o estoque de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) atinge nível crítico, com 50% da quantidade ideal. Para estabilizar o abastecimento, o hemocentro está convocando doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para comparecerem com urgência à sede da instituição, na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada. As doações podem ser realizadas de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.

Somando as doações dos primeiros dias de funcionamento do ano, no sábado (02/01) e na segunda-feira (04/01), compareceram pouco mais de 100 pessoas/dia, enquanto o mínimo deveria ser de 200 pessoas/dia. Por outro lado, a demanda por bolsas de sangue nas unidades de saúde públicas e privadas continua normal, com uma média de 150 bolsas distribuídas diariamente.

A queda acentuada nas doações preocupa a instituição, que precisa manter o estoque na média de segurança de 800 bolsas, visando atender todas as 27 unidades da capital, além de 43 cidades do interior.

Como doar sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Quem contraiu Covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, a doação pode ser realizada após 30 dias do desaparecimento total dos sintomas.

As doações estão sendo realizadas exclusivamente na sede da Fundação Hemoam. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus, está temporariamente fechada para segurança dos doadores, em virtude da pandemia.

Serafim Corrêa testa positivo para Covid-19

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), de 73 anos, testou positivo para a Covid-19. Por meio de suas redes sociais, o parlamentar se manifestou sobre a doença:

“Meus amigos, minhas amigas, No domingo eu me senti mal. fiz o exame e testei positivo para COVID-19. Iniciei o tratamento em casa sob as orientação do Dr. Marcos Lacerda e hoje eu estou bem, saturando bem e com tudo sobre controle. Preciso descansar e desligar dos celulares’, comentou Serafim Corrêa.

A contaminação teria acontecido durante a missa do 7º dia em memória da esposa, Lydia Corrêa, ocorrido no último dia 26 de dezembro de 2020.

Amazonas em alerta roxo

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary disse em coletiva de imprensa on-line na última segunda-feira (4) que o número de óbitos alerta para a nova onda da doença no Amazonas. O Estado está em “alerta roxo”, considerada uma escala muito alta de riscos.

Buscar tratamento imediato

Apesar da alta busca de hospitais, pessoas que estejam demonstrando sintomas da doença devem procurar de imediato por atendimento médico, explicou Rosemary Pinto. “A população não deve esperar o seu quadro de saúde se agravar para buscar a rede de saúde. Se você começou com sintomas gripais, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência”, disse.

HPS João Lúcio pede ajuda para localizar família de paciente

Ontem (4), o paciente foi encontrado desacordado no hotel onde estava hospedado ─ Foto: Divulgação

O serviço social do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado pede ajuda para localizar parentes do paciente Valdete Miranda do Nascimento, de 58 anos. O homem foi levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para a unidade na segunda-feira (04/01), após ser encontrado desacordado no hotel onde estava hospedado.

O paciente está estável e lúcido, mas precisa passar por uma cirurgia neurológica e precisa do acompanhamento de algum familiar. Conforme consta no registro de entrada no hospital, o nome da mãe do paciente é Balbina Miranda do Nascimento.

De acordo com a equipe do serviço social, a proprietária do hotel, onde o paciente estava, relatou que o homem é de Curitiba, no estado do Paraná, e está em Manaus para encontrar uma filha, porém nem a dona do local e nem o paciente souberam dar mais informações sobre essa familiar.

A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização das famílias do paciente, que entre em contato pelos números (92) 3249-9062 ou que procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, Coroado, zona leste de Manaus.

*Com informações da assessoria

POLÍTICA

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