A operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada nesta sexta-feira (18) em Brasília, repercutiu na mídia internacional. Veículos estrangeiros destacaram o cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e na sede do Partido Liberal, além das medidas restritivas impostas ao ex-presidente.
A Bloomberg repercutiu a operação ressaltando que Bolsonaro enfrenta restrições no uso das redes sociais e deve manter distância de outros investigados. A agência observou que o ex-presidente está prestes a ser julgado pela suposta conspiração golpista, o que aumentaria a pressão internacional sobre o Brasil.
A Reuters noticiou os mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Bolsonaro, incluindo sua residência e a sede do Partido Liberal, destacando também que foram encontrados 14 mil dólares (cerca de R$ 77 mil) em espécie durante a ação da PF.
A CNN destacou que Bolsonaro deverá usar tornozeleira eletrônica por ordem judicial e que o ex-presidente responde a um processo por tentativa de golpe. Segundo a emissora americana, caso seja condenado, ele poderá enfrentar mais de 40 anos de prisão.
Já o jornal argentino La Nación enfatizou o uso da tornozeleira eletrônica e a quantia em dinheiro localizada pela PF, reforçando o impacto político e jurídico da operação.
As medidas contra Bolsonaro incluem o uso da tornozeleira eletrônica, proibição de contato com outros investigados e impedimento de uso das redes sociais.
A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorre no contexto das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe para anular o resultado das eleições de 2022.
O ministro aposentado do STF Celso de Mello classificou como "gravíssimo ataque à democracia brasileira" a decisão do governo de Donald Trump de revogar...
Um momento de pura fofura está viralizando nas redes sociais. Um vídeo que já ultrapassa 16 milhões de visualizações tem encantado internautas ao mostrar...