O bilionário Elon Musk, proprietário da rede social Twitter, afirmou que a empresa mudará o seu emblemático logotipo em breve, substituindo o famoso pássaro azul por um símbolo da letra “X”.
“Se um logotipo X bom o suficiente for postado hoje à noite, nós o colocaremos no ar em todo o mundo amanhã”, tuitou Musk na madrugada deste domingo (23).
O empresário, que adquiriu a plataforma há cerca de seis meses, no valor de US$ 44 bilhões, já havia sinalizado o desejo de alterar a logo: “Isso deveria ter sido feito há muito tempo”, disse ele durante uma aparição no Twitter Spaces.
Musk também reforçou que a mudança física da imagem, referência da marca, na sede da empresa, em São Franciso (EUA), já se iniciou: “Estamos retirando o logotipo do Twitter do prédio com maçaricos”.
Mudanças polêmicas
As muitas mudanças que Musk tem feito na rede social não tem sido bem vistas para usuários e organizações da sociedade, especialmente nos Estados Unidos.
Em maio deste ano, a Fidelity Investments reduziu o valor de sua participação na empresa em dois terços, enquanto a ARK Investment Management reduziu em 47%, segundo a fundadora da companhia, Cathie Wood, informou em entrevista ao The Wall Street Journal na último semana.
Em março, Musk sugeriu que a plataforma estaria dando uma guinada ao tornar sua publicidade “mais relevante”, e acrescentou que o Twitter tinha uma chance de atingir o ponto de equilíbrio em termos de fluxo de caixa no segundo trimestre.
No início deste mês o bilionário tuitou que o fluxo de caixa da empresa ainda estava negativo, e culpou a queda de aproximadamente 50% na receita de publicidade e a carga de dívidas da plataforma como fatores para os números pessimistas.
Organizações voltadas para a causa LGBTQIAP+ também vêm criticando as últimas medidas tomadas por Musk.
A Glaad (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação, na sigla em inglês) divulgou no mês passado o estudo Social Media Safety Index 2023 (Índice de Segurança de Mídias Sociais de 2023, em tradução livre). A pesquisa levanta os desafios enfrentados pelos usuários LGBT+ em plataformas de mídia social e a necessidade de maior segurança on-line.
A pontuação é medida por um score de zero a 100, sendo 100 o mais seguro. As plataformas tiveram os seguintes resultados: Instagram (63); Facebook (61); TikTok (57); YouTube (54); Twitter (33).
A pontuação do Twitter na pesquisa representa uma queda de 12 pontos em relação ao relatório de 2022. A empresa de Musk foi a única plataforma que optou por não participar da revisão inicial dos resultados para fornecer feedback.
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