Em alusão ao Setembro Amarelo, a Universidade Nilton Lins realiza a palestra “Se precisar, peça ajuda!”, para conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. O evento, aberto ao público e à comunidade acadêmica, acontece na próxima sexta-feira (20), e abordará temas como os sinais de alerta, a importância da escuta ativa e a busca por ajuda profissional.
A iniciativa também busca estimular a discussão aberta sobre um tema ainda tabu, oferecendo ferramentas para que os participantes possam identificar situações de risco e oferecer apoio adequado a pessoas em sofrimento.
Além da palestra, a Universidade promoverá esta semana, rodas de conversa em escolas da zona Norte de Manaus, em parceria com a Associação das Donas de Casas do Estado do Amazonas, e estará presente em um painel na entrada da instituição, com a “Caixinha do Desabafo”, um espaço seguro para que a comunidade expresse seus sentimentos.
“Perceber os sinais de alerta é importante e pode salvar vidas. A palestra é a continuidade do nosso compromisso social e de uma série de ações permanentes desenvolvidas pela Universidade para conscientizar sobre o tema e prestar assistência a quem necessita de apoio”, destacou a reitora Gisélle Lins Maranhão.
Especialização
A Universidade Nilton Lins tem um forte engajamento no bem-estar psicológico e em prol da saúde mental de seus acadêmicos e da sociedade, e para isso mantém uma série de cursos, programas e atendimentos permanentes para a comunidade.
Um dos destaques é o programa de especialização e residência médica em Psiquiatria no curso de Medicina. Pioneiro e único no Amazonas, o curso atua na formação de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia, entre outros.
Felicidade
Outro destaque é o Laboratório da Felicidade, espaço exclusivo dentro da Universidade dedicado a prestar assistência gratuitamente aos acadêmicos, colaboradores e também aberto à sociedade, no qual são realizadas palestras, atividades, debates com especialistas e grupos de apoio.
A Nilton Lins também mantém o Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), realizado pelo curso de Psicologia, que atende aos alunos e pessoas que moram nas regiões próximas da Universidade. Em 2023, o Sepa realizou cerca de 2,5 mil atendimentos psicoterápicos semanais, além de 475 triagens psicológicas voltadas para crianças, jovens e adultos, garantindo acesso e assistência de qualidade.
A palestra “Se precisar, peça ajuda!” tem início às 18h30, no auditório Vânia Pimentel da Universidade. As inscrições estão abertas no site http://cursosextensao.niltonlins.br:8081/.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em entrevista à revista VEJA publicada nesta sexta-feira (22), que nunca debateu um plano para matar autoridades como...