O MasterChef 2025 tem estreia confirmada para o dia 27 de maio, na tela da Band, com um trio de apresentadores. Sem a jornalista Ana Paula Padrão, que deixou o canal em dezembro passado, a emissora chegou a sondar o mercado em busca de reposição, mas optou em transformar os jurados em apresentadores para a 12ª edição da temporada com amadores.
Existe vida sem Ana Paula Padrão?
A resposta de Henrique Fogaça, um dos veteranos na atração ao lado de Erick Jacquin, é sim! O chef de cozinha afirma que está sendo proveitoso se envolver com a produção do reality gastronômico, além da antiga função de só avaliar os pratos.
“A Ana teve um papel muito importante, mas a gente consegue assumir esse palco e fazer esse trabalho. Era a Ana quem fazia a cerimônia, por exemplo. Agora, temos esse acesso rápido a eles. Está bem gostoso apresentar as provas e fazer o que ela fazia” disse Henrique Fogaça, em conversa com a imprensa no lançamento do MasterChef 2025.
Helena Rizzo, que entrou no MasterChef no lugar de Paola Carosella, em 2021, destaca que a nova função exige um maior envolvimento com a pré-produção dos episódios. “Tivemos que mergulhar muito mais no roteiro e se envolver com as dinâmicas das provas. Antes, a gente não se inteirava tanto sobre as regras, por exemplo. E isso está sendo legal, exige mais atenção de nós.”
O contato direto com os participantes ajuda a criar laços, mas, segundo Rizzo, existe uma separação clara dos papéis de jurado/apresentador na relação com os amadores. “Prestamos mais atenção nos participantes, vamos conhecendo e investigando eles. Obviamente, no momento da avaliação dos pratos, nosso foco é a comida, justamente para manter a imparcialidade.”
Érick Jacquin fez coro ao discurso de Fogaça ao dizer que o trio de jurados é capaz de segurar a pressão de comandar e avaliar pratos no MasterChef. “Esse MasterChef vai ser bem diferente. Já para a seleção dos competidores e também vai ser só nós três, sem a Ana Paula. Mudou um pouquinho o dinamismo do programa, mas conseguimos fazer. Vocês sabem que sou apaixonado pela Ana Paula Padrão, adoro ela.”
Marisa Mestiço, diretora-geral do MasterChef, explica que o reality gastronômico não perderá a sua característica sem Ana Paula Padrão. Ela, inclusive, agradeceu a jornalista pelo empenho de 11 anos no programa e garantiu que o trio de jurados está se saindo bem na condução do programa.
“Não ficamos com medo, porque nosso diferencial é a dinâmica no palco, a brasilidade da culinária. Quando decidimos que a figura da Ana não existiria mais, foi natural, e, não, não perdemos nossa característica.” afirmou Maria Mestiço.
