Miss Argentina, Magali Benejam, venceu o concurso Miss Universo 2024, mas perdeu o título (Foto: Hector Vivas / Getty Images)

O embate entre Brasil e Argentina, desta vez, ocorreu no universo dos concursos de beleza. Poucos dias após apresentadoras argentinas alfinetarem Fernanda Torres pelo Globo de Ouro, o Miss Universo anunciou a destituição de Magalí Benejam, 30 anos, como Miss Argentina 2024. O motivo foi uma entrevista ao youtuber King Lucho, onde a ex-miss fez críticas controversas ao próprio concurso, incluindo comentários sobre a brasileira, em novembro, no México.

A entrevista de Magalí Benejam, transmitida em 19 de dezembro no YouTube, deixou evidente a falta de espírito esportivo ao criticar o Miss Universo 2024, a equipe e a vitória da dinamarquesa Victoria Kjaer, de 21 anos. Além disso, a modelo dirigiu ataques infundados à pernambucana Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil, acusando-a de não ser receptiva durante o confinamento. 

“Para mim, a brasileira ficou onde tinha que ficar. Você acredita que quatro vezes que fui falar com ela em português, pois eu falo português perfeito, e ela me respondeu em inglês?”, disse Magalí, numa tentativa de justificar a antipatia.

Magalí apontou suspeitas sobre a vitória da dinamarquesa, observando que ela era escoltada por três seguranças nos últimos dias da competição. A ex-miss também alegou ter percebido descontentamento entre os jurados durante o anúncio do Top 5. “Quando anunciaram o Top 5, vi os jurados se olhando de maneiras estranhas. Eles começaram a se olhar como se dissessem: ‘Não foi isso que escolhemos, não foi isso que eu escolhi’. Foi assim que pareceu de fora e foi aí que eu disse: ‘OK, isso está arranjado’. Sempre foi armado, todos os anos”, declarou.

Nota do Miss Universe

Em comunicado divulgado há alguns dias, a organização informou: “Após uma revisão completa dos comentários públicos recentes feitos pela Miss Magali Benejam, e com base em nossos princípios fundamentais, decidimos retirar imediatamente o título de Miss Universo Argentina da Miss Benejam”.

“Nossos valores focam em celebrar a diversidade, promover a inclusão e respeitar todos os indivíduos, independentemente de suas origens, crenças ou experiências. As palavras e ações de nossos representantes devem refletir esses princípios inabaláveis com os quais todos os participantes se comprometem ao se juntar à comunidade Miss Universo”, completou a organização.

Durante o Miss Universo 2024, ela garantiu uma vaga para a Argentina no seleto grupo das 12 semifinalistas. O país tem apenas uma vitória na história do concurso, alcançada em 1962 por Norma Nolan.

Nos últimos dias, as redes sociais têm sido palco de novos conflitos entre Brasil e Argentina na mídia. Uma apresentadora argentina desativou sua conta depois de debochar do cabelo de Fernanda Torres, fato que gerou grande revolta entre brasileiros.

Com informações da Revista Forum