A queda pode ser de até 10% para o próximo ano. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que o governo federal deve anunciar, nos próximos meses, medidas para reduzir em até 10% as tarifas de energia de 2023. A informação foi divulgada em entrevista dele ao programa A Voz do Brasil.

Apesar de não entrar em detalhes das medidas, o ministro disse que elas ajudariam a reduzir a má alocação de recursos e ineficiências no setor elétrico. “O Brasil continuará tendo novas reduções de energia, vai ficar mais barata”, disse.

Ele também comentou a questão dos combustíveis. Apesar de a Petrobras ter voltado a praticar preços de combustíveis em suas refinarias abaixo da paridade internacional esta semana, Sachsida disse que o governo vai continuar empreendendo esforços por novas reduções. “Estamos trabalhando para reduzir mais o preço dos combustíveis”, disse.

O ministro ainda afirmou que, nas próximas semanas, haverá um “marco” para eólica offshore, tipo de energia limpa e renovável obtida a partir do vento em alto mar, e hidrogênio verde.

*Com Agência Estado